WEBINAR | Bogotá: Desafios para o planejamento urbano após a pandemia

04/08/2020
Compartilhar:

        Crédito:  gropgrop 

 

 


Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, o Instituto Lincoln de Políticas do Solo e o Núcleo de Jornalismo do Insper apresentam o segundo webinar do segundo ciclo de webinars da série Cidade e planejamento urbano: os desafios e as oportunidades gerados pela pandemia


WEBINAR | 
BOGOTÁ: DESAFIOS PARA O PLANEJAMENTO URBANO APÓS A PANDEMIA


Bogotá é uma cidade de muitas inovações no planejamento urbano, com uma trajetória relevante em instrumentos de política urbana, dentre os quais se destacam a contribuição de melhoria, os planos parciais, o anúncio de projeto e a declaratória de desenvolvimento prioritário. Também o TransMilenio (sistema de BRT) é referência para toda a região. Mas a cidade compartilha problemas comuns de centros urbanos brasileiros como o congestionamento do transporte público, o déficit de infraestrutura e serviços urbanos e a precariedade habitacional. Como Bogotá tem lidado com esses problemas durante a pandemia? É possível introduzir uma agenda verde e progressista nesse contexto?

O webinar será em espanhol e não haverá tradução simultânea. 
 

DATA | 

5/8 – quarta-feira – 16h às 17h30

Inscreva-se aqui!


PARTICIPANTE |

Claudia Lopez - Prefeita de Bogotá, Colômbia


MEDIADORES |

Camila Maleronka - Instituto Lincoln de Políticas de Solo
Martim Smolka - Senior Fellow e Diretor do Programa para a América Latina e o Caribe do Lincoln Institute of Land Policy, Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos
Pedro Burgos - Coordenador do Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper


BIOGRAFIAS |

Claudia Lopez 
Prefeita de Bogotá. Em outubro de 2019 tornou-se a primeira mulher a governar a cidade, o segundo cargo mais importante da administração pública na Colômbia. Seu programa de governo enfatiza a importância de questões ambientais, sociais e de medidas anticorrupção.
Senadora entre 2014 e 2018, Lopez foi exemplar na luta contra a corrupção, com resultados nunca antes vistos, e firmou-se como figura proeminente na política colombiana. Nas eleições de 2018, foi candidata a vice-presidente pela Aliança Verde. Claudia Lopez é reconhecida por sua tenacidade e enorme capacidade de ação coletiva, tanto na academia quanto no serviço público.
É graduada em Finanças e Relações Internacionais pela Universidad Externado de Colombia, tem mestrado em Administração Pública e Política Urbana pela Columbia University e PhD em Ciências Políticas pela Northwestern University.

Camila Maleronka 
Arquiteta e consultora. Com experiência em urbanismo e financiamento urbano, é colaboradora do Instituto Lincoln desde 2010 como coordenadora, pesquisadora e professora. Trabalha como consultora para os setores público e privado.

Martim Smolka
Senior Fellow e Diretor do Programa para a América Latina e o Caribe do Lincoln Institute of Land Policy, Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos. Possui formação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e mestrado e doutorado em Ciências Regionais pela Universidade da Pensilvânia (1980).

Pedro Burgos
Coordenador do Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper. Formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), tem mestrado em Jornalismo Social pela City University of New York e foi pesquisador visitante na School of International and Public Affairs da Universidade de Columbia. 
 

LABORATÓRIO ARQ.FUTURO DE CIDADES DO INSPER
O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper se insere no contexto dos programas educacionais e centros de pesquisa existentes no Insper de forma transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deve ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas disciplinas aplicam seus conhecimentos e ferramentais.