WEBINAR | DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM PLANEJAMENTO URBANO: UMA REFLEXÃO FINAL

21/07/2020
Compartilhar:

Crédito: mast3r (Ievgen Chepil)

 

WEBINAR |
DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM PLANEJAMENTO URBANO: UMA REFLEXÃO FINAL


No webinar de fechamento deste primeiro ciclo, sete dos oito secretários que participaram da série até aqui conversam sobre a relação e articulação de todas as temáticas debatidas, com uma reflexão conjunta sobre temas como espaço urbano, mobilidade, cidade formal e informal, finanças públicas, tecnologia, saúde e saneamento.
 

DATA | 
22/7 – quarta-feira – 16h às 17h30

 

INSCREVA-SE AQUI!


PARTICIPANTES |
Águeda Muniz [Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza]
Fernando Chucre [Secretário de Desenvolvimento Urbano de São Paulo]
Germano Bremm [Secretário do Meio Ambiente e da Sustentabilidade de Porto Alegre]
João Domingos [Presidente do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira de Recife]
Maria Caldas [Secretária de Política Urbana de Belo Horizonte]
Mateus de Oliveira [Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Brasília]
Renato Barandier [Secretário de Urbanismo e Mobilidade de Niterói]


MEDIADORES |
Camila Maleronka – Instituto Lincoln de Políticas de Solo
Tomas Alvim [Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper]


BIOGRAFIAS |

Águeda Muniz - Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (SEUMA).
Doutora em Arquitetura e Urbanismo, especialista em Finanças e Gestão Pública. Trabalhou na elaboração e coordenação de planos diretores municipais, planos de desenvolvimento regional e planos de governo. Compõe, desde 2013, a equipe do Prefeito Roberto Cláudio a frente da Secretaria. 

Fernando Chucre - Secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo.
Arquiteto urbanista, desde janeiro de 2019 é secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo, onde anteriormente exerceu a função de secretário de Habitação. No Governo do Estado de São Paulo foi presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa).

Germano Bremm - Secretário Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade de Porto Alegre.
Especialista em Direito Ambiental, Direito Público e Direito Imobiliário. Na Prefeitura de Porto Alegre atuou na assessoria da Secretaria do Planejamento Urbano, na assessoria jurídica da Secretaria de Urbanismo, e na assessoria técnica da Procuradoria-Geral Adjunta de Domínio Público, Urbanismo e Meio Ambiente.

João Domingos Azevedo - Presidente do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira – ICPS.
Arquiteto e Urbanista (2001) e Mestre em Desenvolvimento Urbano (2019), ambos pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Sócio Fundador da Metro Arquitetura Ltda. Desempenhou diversas funções junto ao IAB/PE, entre 2002 e 2011. Foi Conselheiro do CAU/PE entre 2012 e 2017.

Maria Fernandes Caldas - Secretária de Políticas Urbanas de Belo Horizonte.
Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Secretária de Políticas Urbanas de Belo Horizonte, onde já exerceu o cargo de Secretária de Planejamento Urbano. Foi Diretora de Infraestrutura Urbana e Social do PAC no Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Mateus de Oliveira - Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Brasília. 
Graduado em Direito pela FMU/SP (2002), cursou mestrado em Direito Urbanístico pela PUC/SP (2004), pós-graduado em Negócios Imobiliários pela FGV/SP (2007). Atuou como advogado especialista em questões urbanísticas por 16 anos. Foi conselheiro do CONPLAN por dois mandatos (2014-2016 / 2018) e professor da Pós-Graduação em Direito Imobiliário e Urbanístico do IDP.

Renato Barandier - Secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade de Niterói.
Arquiteto e urbanista, com mestrado em engenharia de transportes. Participou da elaboração do Plano Diretor de Transportes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PDTU). 

Camila Maleronka - Arquiteta e consultora
Com experiência em urbanismo e financiamento urbano, é colaboradora do Instituto Lincoln desde 2010 como coordenadora, pesquisadora e professora. Trabalha como consultora para os setores público e privado.

Tomas Alvim - Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.
É editor e sócio da BEĨ Editora, cofundador do Arq.Futuro e do Por Quê? Economês em Bom Português. 


A série Cidade e planejamento urbano: os desafios e as oportunidades gerados pela pandemia é dividida em dois ciclos: nacional e internacional. O primeiro ciclo apresentou oito secretários municipais de planejamento urbano de cidades brasileiras e o segundo ciclo contará com a presença de três gestores de cidades de outros países.  



LABORATÓRIO ARQ.FUTURO DE CIDADES DO INSPER
O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper se insere no contexto dos programas educacionais e centros de pesquisa existentes no Insper de forma transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deve ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas disciplinas aplicam seus conhecimentos e ferramentais.