WEBINAR | Próximos passos: Desafios e oportunidades

02/09/2020
Compartilhar:

Medellín, Colômbia [Foto:boggy22©️123RF.com]

 

 

PRÓXIMOS PASSOS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

 

9/9 – 16h às 17h30

 

 

INSCREVA-SE AQUI!

 

Medellín venceu a morte: de cidade mais violenta do mundo, um dos mais importantes centros urbanos da Colômbia se transformou em um polo de inovação. Partindo das comunas, favelas e regiões mais vulneráveis que exigem as primeiras iniciativas de urbanismo social, como expandir o programa pela cidade? Em ano de eleições municipais, como mobilizar candidatos a cargos na gestão pública para a agenda do urbanismo social?

 

 

PARTICIPANTES

 

 

Eduardo Saron - Diretor do Itaú Cultural

Jorge Melguizo - Comunicador social e projectos socias em Medellín

Marisa Moreira Salles - Cofundadora da BEI Editora, Bei Educação, Arq.Futuro e Por Quê?

Murilo Cavalcanti – Secretário de Segurança Urbana de Recife e idealizador do Compaz

 

 

MEDIAÇÃO

Eliana Silva - ativista e diretora da ONG Redes da Maré

 

BIOGRAFIAS

 

Eliana Silva

Eliana Sousa Silva é ativista e diretora da ONG Redes da Maré, pesquisadora em segurança pública e coordenadora da campanha "Maré diz não ao coronavírus".

 

Eduardo Saron

Gestor cultural há quase 20 anos, dirigente do Itaú Cultural, presidente do Conselho de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e diretor do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). É conselheiro de várias instituições, entre as quais o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), a Fundação Bienal de São Paulo, o Museu Judaico, o Paço do Frevo (em Recife, PE), a Associação Pró-Dança (APD) – gestora da São Paulo Companhia de Dança – e o Instituto CPFL.

 

Jorge Melguizo

58 años, casado con una ceramista, un hijo artista visual. Comunicador Social - Periodista. Vinculado toda la vida a proyectos sociales de transformación de Medellín, desde agrupaciones barriales y ONG hasta la administración pública. De enero de 2019 a mayo de 2020, responsable de Educación y Cultura en Comfama, Caja de Compensación Familiar de Antioquia. De 2010 a 2018, y de nuevo desde abril de 2020: consultor internacional y conferencista en gestión pública, proyectos urbanos integrales, cultura y participación social, con acciones de corto y mediano plazo en 135 ciudades de 18 países. Entre 2004 y 2010 trabajé en la Alcaldía de Medellín en 3 cargos: Gerente del Centro de Medellín (1 año), Secretario de Cultura Ciudadana (4 años) y Secretario de Desarrollo Social de Medellín (2 años).

 

Marisa Moreira Salles 

Marisa Moreira Salles, editora e designer, é cofundadora da BEI Editora e da Bei Educaçåo. Criou também as plataformas multimídia Arq.Futuro, voltada para a discussão sobre cidades, e Por Quê? – economês em bom português.  Membro do Conselho da Fundação Bienal de São Paulo, do Conselho Consultivo da Reitoria do MIT School of Architecture and Planning e do Instituto Bei.

 

Murilo Cavalcanti

Murilo Cavalcanti é um inovador social. Formado em Administração de Empresas, especializou-se em políticas públicas de prevenção à violência urbana, inclusão, urbanismo social e políticas territoriais de promoção da cidadania, cultura de paz e empreendedorismo social. Foi o principal estrategista dos Centros Comunitários da Paz - COMPAZ, equipamento em pleno funcionamento nas periferias da cidade do Recife/Pernambuco. Atualmente, Murilo Cavalcanti é secretário de Segurança Urbana da cidade do Recife, co-autor do livro “As Lições de Bogotá e Medellìn - Do caos a referência internacional”.