WEBINAR | TERRITÓRIOS DE EXCLUSÃO E VULNERABILIDADE SOCIAL: ONDE MORA O PERIGO

08/10/2020
Compartilhar:

Favela em Alphaville, São Paulo, SP
Foto: Wilfredor / CC BY-SA (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0)

 

 

 

Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, e o Laboratório Gestão de Riscos – LabGRIS da UFABC apresentam osegundo webinar da série “Mudanças climáticas, riscos e desastres: ações para a governança”:



Territórios de exclusão e vulnerabilidade social: onde mora o perigo

13/10 - terça-feira - 16h às 17h30

INSCREVA-SE AQUI!
 

Identificar as principais vulnerabilidades urbanas frentes às ameaças de desastres associados às mudanças climáticas é o passo inicial para a formulação de medidas e ações de adaptação e repostas a curto e médio prazos.

 

 

Convidados

 

Ana Claudia Duarte Cardoso [UFPA]
Antonio Aledo [Universidad de Alicante]
Fernando Nogueira [LabGRIS – UFABC]


Mediadores

 

Ester Carro [União Educacional e Esportiva do Jardim Colombo]
Tássia Regino [LabGRIS – UFABC]

Biografias

 

Ana Claudia Duarte Cardoso

Urbanista e Professora Associada da Universidade Federal do Pará (UFPA), atuando nos Programas de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFPA) e em Economia (PPGE/UFPA). Também foi Secretária de Governo do Estado do Pará. Dedica-se atualmente à pesquisa da convergência entre a urbanização extensiva observada na Amazônia Oriental, os arranjos espaciais dos assentamentos humanos da região e a defesa do direito à sociobiodiversidade. Neste Painel, discutirá a sociobiodiversidade na Região Norte frente às mudanças climáticas e suas ameaças.

Antonio Aledo Tur

Sociólogo e professor titular de Sociologia Ambiental na Universidad de Alicante, Espanha. Desenvolve pesquisas nas áreas de antropologia do turismo e da sociologia ambiental. Neste painel discutirá a necessidade da troca de saberes para redução de vulnerabilidades frente a riscos sociambientais.

Fernando Nogueira

Geólogo, professor do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas e do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território da UFABC, coordenador do Laboratório de Gestão de Riscos – LabGRis - UFABC. Tem trabalhado com gestão de riscos e desastres nos últimos 30 anos. Neste Painel, discutirá um tripé de instrumentos técnicos que precisa se inovar para o enfrentamento dos novos/velhos riscos.
 

Ester Carro

Arquiteta e ativista urbana, mestre em projeto, produção e gestão do espaço urbano, pósgraduanda em habitação e cidade na Escola da Cidade, integrante do núcleo de mulheres e território no Laboratório ArqFuturo de Cidades do Insper. Desde 2018 é presidente da União Educacional e Esportiva do Jardim Colombo e está à frente do Projeto Fazendinhando (transformando um lixão em parque).

Tássia Regino

Assistente Social e Mestre em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC, é especialista na área de habitação social, incluindo o trabalho social em comunidades vulneráveis. Exerceu funções no setor público e privado como gestora, assessora, consultora e técnica. Na Prefeitura de São Bernardo do Campo, onde foi Secretária de Habitação de 2009 a 2016, coordenou o Programa Municipal de Redução de Riscos em assentamentos precários. Pesquisadora colaboradora do LABGRIS/ UFABC.
 
Laboratório Gestão de Riscos - LABGRIS DA UFABC

O laboratório surgiu em 2014 como grupo de pesquisa, ensino e extensão, vinculado ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas e ao Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão de Território da UFABC, com o objetivo de promover investigações interdisciplinares sobre riscos e desastres, tendo por focos principais: (1)  a construção social do risco, (2) o aprimoramento de métodos para mapeamento e análise de riscos, (3) processos de governança, tomada de decisão e de formulação de políticas públicas para riscos, 4) metodologias participativas de educação e comunicação de riscos.

 

Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper
O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper se insere no contexto dos programas educacionais e centros de pesquisa existentes no Insper de forma transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deve ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas disciplinas aplicam seus conhecimentos e ferramentais.