15/3/21 | WEBINAR "Plano Diretor: visão e execução "

10/03/2021
Compartilhar:

 

O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e o Instituto URBEM realizam no dia 15/3 o webinar "Plano Diretor: Visão e execução".

 

No segundo webinar do ciclo Revisão do Plano Diretor Estratégico de São Paulo, reunimos os dois urbanistas que, à frente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, foram responsáveis pela concepção e execução daquele que é o Plano Diretor da maior cidade brasileira. A partir de suas experiências únicas, busca-se avaliar os resultados obtidos, e aquilo que não foi alcançado, com vistas a municiar o processo de revisão do Plano, que começa neste ano, com a melhor contribuição possível do conhecimento histórico acumulado.

Para o debate, reunimos Fernando Chucre e Fernando de Mello Franco, Ex-secretários de Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo. A abertura institucional será realizada por Tomas Alvim, Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, e a mediação por Águeda Muniz, ex-secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, e Victor Carvalho Pinto, Coordenador do Núcleo Cidade e Regulação do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

O ciclo Revisão do Plano Diretor Estratégico de São Paulo é anual e os webinars acontecem uma vez por mês.

 

WEBINAR | Plano Diretor: visão e execução

- Data: 15/03, das 16h às 17h30
- Debatedores:  Fernando Chucre e Fernando de Mello Franco
- Mediação: Águeda Muniz e Victor Carvalho Pinto
- Apresentação: Tomas Alvim

 

INSCREVA-SE AQUI!

 

DEBATEDORES

FERNANDO CHUCRE | Arquiteto Urbanista. Foi Secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo, onde anteriormente exerceu a função de Secretário Municipal de Habitação. No Governo do Estado de São Paulo, foi presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano. Presidente do Conselho do Patrimônio do Estado de São Paulo e Coordenador do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar. Foi Deputado Federal por São Paulo e atuou como membro titular da Comissão de Desenvolvimento Urbano.

FERNANDO DE MELLO FRANCO |  Arquiteto e Urbanista, Doutor pela FAUUSP. É professor da Universidade Mackenzie e consultor em projetos de pesquisa, formulação de políticas públicas e estruturação de projetos urbanos integrados. Foi Secretário de Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo, quando coordenou a revisão do marco regulatório da política urbana que resultou na aprovação do Plano Diretor Estratégico (2014) e na Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (2016). Foi diretor do URBEM, sócio-fundador do escritório MMBB e colaborador associado do Arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

 

MEDIADORES

ÁGUEDA MUNIZA | Esteve nos últimos oito anos como Secretária Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza. Doutora na área de Urbanização e Políticas Públicas, especialista em Finanças e Gestão Pública. Nos últimos dois anos, dedica-se à aplicação dos conceitos da Governança Corporativa na Administração Pública.

VICTOR CARVALHO PINTO | Coordenador do Núcleo Cidade e Regulação do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Doutor em Direito Econômico e Financeiro, consultor legislativo do Senado Federal e advogado. Integrou a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo Federal.

 

APRESENTAÇÃO

TOMAS ALVIM | Editor e sócio da BEĨ Editora, cofundador do Arq.Futuro e do Por Quê? Economês e Financês em Bom Português. Coautor do livro Aprendendo a Viver na Cidade, é coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

 

---

 

URBEM - INSTITUTO DE URBANISMO E ESTUDOS PARA METRÓPOLE 
URBEM, o Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole, é um “do-tank”, um centro de ação, que busca promover projetos de impacto urbano na metrópole de São Paulo e em outras cidades.
O foco do URBEM - instituído como uma organização do terceiro setor - é a estruturação de projetos que possam municiar o poder público, o setor privado e a sociedade civil com propostas que gerem um tecido urbano mais justo, mais funcional e mais belo. Para suas ações, o URBEM integra profissionais de capacidade reconhecida nas diversas áreas do conhecimento envolvidas nos processos urbanos - especialistas de âmbito nacional e internacional e instituições de classe mundial - que contribuam para o avanço de tecnologias e de métodos de planejamento e de gestão aplicados às grandes cidades.
O URBEM cataliza ações e projetos voltados para o florescimento das cidades - cidades prósperas, sustentáveis, seguras e inclusivas. Cidades com vida e oportunidades amplas de trabalho, moradia, aprendizado, cultura e diversão.  

 

LABORATÓRIO ARQ.FUTURO DE CIDADES DO INSPER
O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper se insere no contexto dos programas educacionais e centros de pesquisa existentes na instituição de forma transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deve ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas disciplinas aplicam seus conhecimentos e ferramentais.