1/6/2021 | Webinar "Revisão do Plano Diretor: O papel do Legislativo

27/05/2021
Compartilhar:

 

O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e o Instituto URBEM realizam no dia 1/6 o webinar Revisão do Plano Diretor: O papel do legislativo.

 

O parágrafo único do artigo 4 do Plano Diretor Estratégico (PDE) do Município de São Paulo (Lei 16050, de 31 de julho de 2014) determinou que o Executivo encaminhasse à Câmara Municipal a proposta de sua revisão neste ano de 2021. O TEXTO aprovado do PDE EXPLICITA que tal revisão deva “ser elaborada de forma participativa”. NESSE SENTIDO, não há dúvida quanto ao papel primordial que CABE AO LEGISLATIVO nesse processo. Quais os pontos críticos da revisão? O que foi efetivamente implantado e funcionou? O que não deu certo e merece ser repensado? Como É POSSÍVEL viabilizar o diálogo com todos os lados envolvidos na questão?


Esses são alguns dos temas do webinar deste mês de junho do ciclo Revisão do Plano Diretor, promovido pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e o Instituto Urbem. O evento terá como convidados o vereador Paulo Frange, presidente da Comissão de Política Urbana da Câmara Municipal, cujo principal desafio será justamente a discussão do Plano Diretor, e dois ex-vereadores: Nabil Bonduki, relator e autor do substitutivo do PDE de 2014, e José Police Neto, que presidiu o Legislativo da cidade por dois mandatos (2011/2012) e foi secretário especial para Participação e Parceria de São Paulo (2006/2007).

A mediação do evento será realizada por Victor Carvalho Pinto, coordenador do Núcleo Cidade e Regulação do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, e Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, que também fará a abertura institucional.
 

WEBINAR | Revisão do Plano Diretor: O papel do Legislativo

- Data: 1/6, das 16h às 17h30
- Debatedores: José Police Neto, ex-vereador e ex-secretário especial para Participação e Parceria de São Paulo, Nabil Bonduki, ex-vereador, relator e autor do substitutivo do PDE de 2014, e Paulo Frange, presidente da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo.
- Mediação: Victor Carvalho Pinto, coordenador do Núcleo Cidade e Regulação do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, e Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

Inscreva-se e participe!

 

DEBATEDORES

José Police Neto
Sociólogo, José Police Neto foi vereador da cidade de São Paulo por 16 anos, com atuação no planejamento e desenvolvimento urbano. Autor das leis de Regularização Fundiária de Interesse Social, Consórcio Imobiliário e Função Social da Propriedade Urbana, entre outras, também escreveu os livros Lições da Cidade e São Paulo Nasce nos Bairros. Hoje, atua como superintendente de Planejamento e Assuntos Estratégicos da cidade de Santo André.

Nabil Bonduki
Arquiteto e urbanista, é professor titular de Planejamento Urbano na FAU-USP e foi professor visitante na Universidade da Califórnia, Berkeley. Em São Paulo, foi superintendente de Habitação Popular (1989-1992), relator do Plano Diretor Estratégico em 2002 e 2014, secretário de Cultura (2015-6) e vereador (2001-4 e 2013-6). No governo federal, foi secretário de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (2011-2) e coordenador técnico de consultoria que elaborou o Plano Nacional de Habitação (2007-9). É autor de 13 livros, entre os quais Origens da Habitação Social no Brasil (1998), Intervenções Urbanas em Centros Históricos (2012), Pioneiros da Habitação Social (Prêmio Jabuti de 2015, na Categoria Arquitetura e Urbanismo) e A luta pela Reforma Urbana no Brasil (2018). É colunista do jornal Folha de São Paulo e da Rádio USP.

Paulo Frange
Médico cardiologista há 45 anos e administrador hospitalar. Formado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, com residência médica em cardiologia pelo Instituto Dante Pazzanese de São Paulo. Vereador na cidade de São Paulo, está em sua sétima legislatura consecutiva na Câmara Municipal. Foi o relator da Lei de Zoneamento, aprovada em 2016 com a maior participação popular da história da cidade. Totaliza, hoje, 141 leis em vigor e 436 projetos em andamento.

 

 

MEDIADORES
 
Tomas Alvim
Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e do Por Quê? Economês em Bom Português e coautor do livro Aprendendo a Viver na Cidade.

Victor Carvalho Pinto
Coordenador do Núcleo Cidade e Regulação do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, doutor em Direito Econômico e Financeiro e consultor legislativo do Senado Federal. Sócio do escritório Viana, Castor, Apparecido e Carvalho Pinto Advogados, integrou a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo Federal.
 
---
URBEM - INSTITUTO DE URBANISMO E ESTUDOS PARA METRÓPOLE 
URBEM, o Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole, é um “do-tank”, um centro de ação, que busca promover projetos de impacto urbano na metrópole de São Paulo e em outras cidades.
O foco do URBEM - instituído como uma organização do terceiro setor - é a estruturação de projetos que possam municiar o poder público, o setor privado e a sociedade civil com propostas que gerem um tecido urbano mais justo, mais funcional e mais belo. Para suas ações, o URBEM integra profissionais de capacidade reconhecida nas diversas áreas do conhecimento envolvidas nos processos urbanos - especialistas de âmbito nacional e internacional e instituições de classe mundial - que contribuam para o avanço de tecnologias e de métodos de planejamento e de gestão aplicados às grandes cidades.
O URBEM cataliza ações e projetos voltados para o florescimento das cidades - cidades prósperas, sustentáveis, seguras e inclusivas. Cidades com vida e oportunidades amplas de trabalho, moradia, aprendizado, cultura e diversão.  
 
LABORATÓRIO ARQ.FUTURO DE CIDADES DO INSPER
O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper se insere no contexto dos programas educacionais e centros de pesquisa existentes na instituição de forma transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deve ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas disciplinas aplicam seus conhecimentos e ferramentais.
 
 
O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e o Instituto Urbem promove, todo mês, o ciclo de webinars Revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) de São Paulo.

São debates exclusivos com nomes atuantes dos setores público e privado e da sociedade civil, que buscam promover a análise e a discussão de quais foram os impactos do Plano para a cidade e também os tipos de ajustes necessários para viabilizar o pleno desenvolvimento da capital.

A diversidade de experiências dos convidados trará um olhar amplo sobre as questões urbanas, permitindo que se apresentem soluções para o grande desafio que constitui essa importante e histórica revisão.


Acesse AQUI os debates já realizados pelo ciclo "Revisão do Plano Diretor de São Paulo".