RAPS - Rede de Ação Política pela Sustentabilidade

Guia temático RAPS, Arq.Futuro e Insper
27/08/2020
Compartilhar:

 

Confira o guia temático Cidades: principais conceitos para entender o ambiente urbano

Elaborado pelo Arq.Futuro, o material é um desdobramento do programa Prepara RAPS e foi disponibilizado gratuitamente no site da rede

 

Iniciativa da Rede de Ação Política Pela Sustentabilidade (RAPS), em parceria com o Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, o guia temático Cidades: principais conceitos para entender o ambiente urbano aborda os mais relevantes desafios da gestão urbana e auxilia pré-candidatos nas eleições municipais de 2020 a incorporar inovação e princípios da sustentabilidade em suas propostas. O material foi disponibilizado gratuitamente no site da RAPS e faz parte de uma série de sete guias cujos temas cobrem, além de urbanismo, mudança climática e sustentabilidade, mobilidade urbana, educação pública, primeira infância, saúde pública e segurança hídrica.

 

O conhecimento das bases fundamentais do urbanismo é imprescindível para candidatos no atual contexto, em que as cidades se consolidam como o principal cenário da vida humana no país. A sociedade urbana contemporânea brasileira, marcada por precariedades em diversos âmbitos, impõe novas e mais complexas habilidades às suas lideranças políticas. Um gestor público deverá são apenas compreender o ambiente urbano, mas saber aplicar conhecimentos e ferramentais de áreas as mais diversas. Quem deseja lidar com a gestão pública precisará dispor de uma ampla gama de competências e de uma grande capacidade de adaptação e permanente renovação.

 

Assim, Cidades: principais conceitos para entender o ambiente urbano encoraja uma atitude de receptividade para novos pontos de vista e oferece uma análise crítica de perspectivas e métodos tradicionais. Seu objetivo é promover abordagens inovadoras para a resolução de problemas. O guia foi elaborado pelos especialistas do Arq.Futuro e reúne conceitos introdutórios, problemas e exemplos de soluções práticas em gestão de cidades, cobrindo temas como estrutura da cidade – e a dualidade cidade formal e informal –, planejamento e governança, moradia e mobilidade, sustentabilidade e resiliência, além de apresentar iniciativas de sucesso como o urbanismo social e lançar hipóteses a respeito do futuro das zonas urbanas.

 

“O conteúdo dos guias ajuda a pensar como as cidades podem contribuir com a construção de um país mais justo, com mais oportunidades e respeito a sua diversidade e seus recursos naturais”, afirma Mônica Sodré, diretora-executiva da RAPS. A iniciativa é um desdobramento do programa Prepara RAPS, voltado à preparação de pré-candidatos da organização para as disputas eleitorais, por meio de campanhas “transparentes, competitivas, de baixo custo e que incorporem os princípio da sustentabilidade”, completa Mônica.

 

Sobre a RAPS

Fundada em 2012, a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) é uma organização suprapartidária que acredita na qualificação da política e na cooperação entre diferentes como ferramentas fundamentais para a construção de um país mais justo e sustentável. A rede de membros é composta por mais de 670 lideranças, de todas as regiões do país e pertencentes a 29 partidos políticos. Destas, 175 estão em exercício de mandatos em municípios, estados e no Congresso Nacional.

https://www.raps.org.br/