8/7 | Webinar "Urbanismo Social - FORTALEZA: Rede Cuca e BELÉM: Usinas da Cidadania"

05/07/2021
Compartilhar:

 

O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, a Cities Alliance e a Urbam EAFIT convidam para o segundo webinar do ciclo ‘Urbanismo Social – Casos internacionais: América Latina, África e Ásia’.

 

No webinar serão apresentados os casos da Rede Cuca, de Fortaleza, Ceará, e das Usinas da Cidadania, de Belém, no Pará, e contaremos com a presença de Davi Gomes, Secretário de Juventude de Fortaleza e um dos coordenadores do projeto que chancelou Fortaleza como Cidade Criativa do Design pela UNESCO, e Ricardo Balestreri, Secretário de Cidadania do Estado do Pará e ex-presidente da anistia internacional e agraciado com o Prêmio Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República na categoria "Segurança Pública", em 2011.

 

Dia 8/7 | 16h às 17h30

FORTALEZA: Rede Cuca e BELÉM: Usinas da Cidadania

Palestras:
Caso 1: Fortaleza - Rede Cuca
Davi Gomes (Prefeitura de Fortaleza)
Caso 2: Belém - Usinas da Cidadania
Ricardo Balestreri (Governo do Estado do Pará)
Mediação:
Evaniza Rodrigues (Insper, UMM)
Tomas Alvim (Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper
 

INSCRIÇÕES: https://www.insper.edu.br/agenda-de-eventos/fortaleza-rede-cuca-e-belem-usinas-da-cidadania-08072021/​

 

Biografias

Davi Gomes
Secretário de Juventude de Fortaleza. Mestre em Design pela Escola Superior de Design ELISAVA, em Barcelona. Atuou como presidente do Instituto Iracema, com projetos de design aplicados na gestão pública e redesenho de espaços urbanos. É um dos coordenadores do projeto que chancelou Fortaleza como Cidade Criativa do Design pela UNESCO.

Ricardo Balestreri
Secretário de Cidadania do Estado do Pará. Ex-secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Ex-presidente do Subsistema Nacional de Inteligência em Segurança Pública. Ex-presidente da Anistia Internacional no Brasil. Ex-membro do Comitê Nacional de Educação para Direitos Humanos da Presidência da República. Agraciado com o Prêmio Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República na categoria "Segurança Pública", em 2011.

Evaniza Rodrigues

Professora do núcleo Mulheres e Territórios do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Militante do movimento de moradia, começou sua atuação na Pastoral da Juventude da Região Belém em São Paulo, onde firmou seu compromisso com a luta popular. Participa há mais de 30 anos do Movimento Sem Terra Leste 1, com foco em Sapopemba, São Mateus e Cidade Tiradentes, na luta pela terra e pela construção de moradias por mutirão com autogestão. Foi coordenadora da União Nacional por Moradia Popular, chefe de gabinete da Secretaria de Programas Urbanos do Ministério das Cidades e assessora da presidência da Caixa Econômica Federal na implementação do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades.

Tomas Alvim
Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Coautor do livro Aprendendo a viver na cidade.

 

Sobre o ciclo

O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper promove durante o mês de julho o ciclo de webinários Urbanismo Social – Casos internacionais: América Latina, África e Ásia. Composto por quatro painéis, a série é uma iniciativa do Núcleo de Urbanismo Social, resultante de uma parceria firmada com a Urbam EAFIT Medellín, Colômbia, e a Cities Alliance, organismo internacional que atua contra pobreza nas cidades e pelo desenvolvimento sustentável. 
O evento contará com a participação de especialistas, gestores públicos e do terceiro setor e representantes de movimentos sociais, abordando casos exitosos e novos de ações em urbanismo social em Recife, São Paulo, Fortaleza e Belém, no Brasil, e Costa Rica, Panamá, África do Sul e Índia.

Acesse os webinars já realizados pelo ciclo.

 

Realização

Urbam EAFIT
O Urbam é um centro de estudos urbanos e ambientais para formação, pesquisa e projeção social sobre processos urbano-ambientais. Trata-se de um espaço de reflexão crítica orientado para a ação em contextos territoriais emergentes e transformadores que faz parte da Universidade EAFIT, situada em Medellín, Colômbia. Urbam EAFIT é parceira do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper no Curso de Pós-graduação em Urbanismo Social.
Clique aqui para informações do curso de Pós graduação em Urbanismo Social.

Cities Alliance
Fundada em maio de 1999, é uma parceria global que luta contra a pobreza urbana e apóia as cidades para proporcionar um desenvolvimento sustentável. Como forma de gerenciar suas atividades, a Cities Alliance opera um fundo de vários doadores, tendo como anfitrião o Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS). Uma diversidade de membros compõem a estrutura central de governança da organização. A Cities Alliance tem como objetivo oferecer soluções para a pobreza urbana.

Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper
O laboratório se insere no contexto dos programas educacionais e centros de pesquisa existentes na instituição de forma transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deva ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas disciplinas aplicam seus conhecimentos e ferramentais.