Arq.Futuro promove pré-estreia do filme 'Marcas da Água'

16/03/2015
Compartilhar:

Na próxima quarta-feira, dia 18 de março, a partir de 19h, o Arq.Futuro organiza, em parceria com o Espaço Itaú de Cinema – Augusta, uma sessão de pré-estreia no Brasil do premiado documentário Marcas da Água (Watermark), baseado na obra de um dos mais renomados fotógrafos canadenses, Edward Burtysky, e da cineasta Jennifer Baichwal.

 

O filme reúne histórias e belíssimas cenas gravadas em dez países ao redor do mundo, abordando a relação que temos com a água – desde as comunidades afetadas pela seca no delta do Rio Colorado, aos trabalhadores da construção da maior barragem no mundo, em Xiluodu, China, ao ritual do banho sagrado no Rio Ganges, que reúne, anualmente, 30 milhões de indianos.

 

Watermark ganhou o prêmio de melhor filme canadense pela Associação de Críticos de Cinema de Toronto e fez parte da seleção oficial do Festival Internacional de Cinema de Toronto. Filmado com câmeras aéreas em alta-definição, o filme oferece um registro plástico impressionante do poder da água na transformação da paisagem.

 

Em ocasião ao Dia Mundial da Água (23 de março), a sessão de cinema será seguida de um debate sobre gestão hídrica, com a participação de Gesner Oliveira, economista e ex-presidente da Sabesp (2007-2009) e professor do Departamento de Planejamento e Análise Econômica da FGV-SP; Marussia Whately, arquiteta e coordenadora da Aliança pela Água, uma coalizão de organizações da sociedade civil para propor soluções para a crise da água em São Paulo; e Eduardo Muylaert; fotógrafo, advogado e ex-secretário da Justiça e Segurança Pública do Estado de São Paulo.

 

Veja abaixo fotos da produção do filme, feitas por Burtynsky. Clique nas imagens para ampliar. Inscreva-se na sessão de pré-estreia do filme, depois de amanhã, dia 18/3, no Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo.