Donald Hyslop | Encontro 'Cidades Performáticas'

03/12/2014
Compartilhar:

O ciclo de debates “Cidades Performáticas: arte, arquitetura e espaço urbano”, promovido pela parceria entre o Arq.Futuro e a Fundação Bienal São Paulo, acontece no dia 5 de dezembro, no Pavilhão Ciccillio Matarazzo – Parque Ibirapuera, São Paulo. As inscrições e programação completa estão disponíveis no site: http://arqfuturo.com.br/,

 

Donald Hyslop, convidado do Arq.Futuro | Cidades Performáticas, é diretor de Regeneração e Parcerias Comunitárias da Tate Modern, coordenando um programa de revitalização urbana com foco em cultura que transformou o bairro de Bankside, parte importante do centro de Londres. Com a construção do Tate Modern em uma antiga fábrica, foi necessário reorganizar a região para acomodar a chegada do que seria um dos maiores museus de arte moderna do mundo. Atualmente, Hyslop também faz parte da administração do Borough Food Market e do grupo Better Bankside, localizados na mesma região.

 

Lançado em 2000, o Programa de Regeneração e Parceria Comunitária do Tate Modern foi desenhado para preparar a comunidade local para a construção do museu. Hyslop foi encarregado de conduzir o processo de revitalização do bairro para acomodar os turistas e empreendimentos trazidos pela construção do Tate.

 

O britânico acredita que a revitalização de uma região é melhor sucedida se feita com foco na cultura como agente transformador. Regenerando um bairro através da cultura local é possível manter suas características e modificá-lo sem que ocorra um processo de gentrificação. Para atingir tal objetivo foi necessário criar uma noção de comunidade entre os moradores e donos de negócios locais, além de uma parceria entre eles para mudar o bairro de forma benéfica para todos.

 

A Better Bankside, instituição sem fins lucrativos, foi criada a partir das conversas com a comunidade local.  Cuidando da limpeza das ruas até o auxilio a pequenos donos de negócios do bairro, a empresa funciona nos moldes de Business Improvement District (BID), forma que procura melhorar um determinado local para a atividade comercial. A Better Bankside conta com 620 empresas que pagam uma taxa anual para a manutenção dos serviços. Muitos dos membros são fortemente envolvidos na governança da empresa, e atualmente a companhia age de forma ativa, promovendo o turismo e desenvolvimento sustentável na região.