Edições Arq.Futuro

29/06/2021
Compartilhar:

 

Arquitetos e urbanistas, empresários e políticos, economistas e advogados participaram das edições do Arq.Futuro realizadas entre 2012 e 2014 e registradas em livro pela BEĨ. Os três volumes – São Paulo na Encruzilhada: Uma Discussão sobre Mobilidade e Adensamento (2012), Financiamento da Inovação Urbana: Novos Modelos (2013) e Cidades Resilientes: Respostas Imediatas em Situações de Crise (2014) – contam com transcrições das palestras, além de artigos e entrevistas que aprofundam o debate sobre os temas abordados em cada evento.

 

São Paulo na Encruzilhada traça um panorama de questões como alternativas de transporte, soluções para a fluidez do tráfego, projetos para humanizar as ruas e calçadas e formas de organização pautadas pela ideia de convívio democrático, além de esclarecer um ponto fundamental para o planejamento urbano: a relação entre adensamento e melhoria da mobilidade.

 

Quem aponta os principais tópicos de Financiamento da Inovação Urbana, segundo volume da série, é Sérgio Lazzarini, professor titular do Insper: “De forma geral, o debate e os artigos cobrem três questões intrinsecamente ligadas. Primeira: como aprimorar o ambiente regulatório que afeta projetos urbanos? Segunda: quais organizações, públicas ou privadas, poderiam ser envolvidas na sua execução? Terceira, e não menos importante: como financiar projetos de elevado impacto para a população?”

 

Por fim, Cidades Resilientes responde às seguintes perguntas: como preparar as cidades para resistir aos impactos provocados pelas mudanças climáticas, pela superpopulação e pelas variadas pressões que hoje as atingem? Como ajudá-las a se recuperar após experiências coletivas traumáticas? É possível antecipar problemas e tornar nossas cidades resilientes, ou seja, capazes de se refazerem após grandes agressões?

 

Quase uma década depois de sua publicação, o conteúdo dessas discussões segue relevante. Nelas, encontramos reflexões valiosas para a compreensão de fenômenos sociais como a convivência e a mudança nos hábitos da população urbana. Além disso, os livros abordam questões de gestão, alocação de recursos e infraestrutura, essenciais para políticos e atores da sociedade civil. O terceiro volume, em especial, oferece ferramentas importantes para o debate sobre o futuro das cidades pós-pandemia.

 

Informações e vendas:

 

Arq.Futuro | São Paulo na encruzilhada: uma discussão sobre mobilidade e adensamento: https://bei.com.br/livro/arq-futuro-sao-paulo-na-encruzilhada-uma-discussao-sobre-mobilidade-e-adensamento/137

 

Arq.Futuro | Financiamento da inovação urbana: novos modelos: https://bei.com.br/livro/arq-futuro-financiamento-da-inovacao-urbana-novos-modelos/145

 

Arq.Futuro | Cidades resilientes: respostas imediatas em situações de crise: https://bei.com.br/livro/arq-futuro-cidades-resilientes-respostas-imediatas-em-situacoes-de-crise/151