Estreia | Documentário '5 Vezes Chico'

01/12/2015
Compartilhar:

Estreou, na noite estrelada de 29 de novembro, o documentário 5 Vezes Chico: O Velho e Sua Gente, às margens do Rio São Francisco, na cidade histórica de Piranhas (AL). No dia 3 de dezembro, o longa entrou em cartaz em diversas cidades do país.

O filme traz histórias das comunidades ribeirinhas ao longo dos 2.830 quilômetros do Rio São Francisco, passando por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. A jornada é narrada a partir de cinco olhares diferentes, que cruzam histórias de pescador, amarração de amor e de cangaço, entre brincadeiras, cirandas e contos. Ana Rieper, Camilo Cavalcante, Gustavo Spolidoro, Eduardo Goldenstein e Eduardo Nunes dirigiram diferentes trechos do filme, produzido por Fernanda Reznik.  

Na estreia no ancoradouro de Piranhas, a comunidade se reuniu para assistir à própria história, exibida na vela de uma tradicional canoa de tolda. Os primeiros minutos resumem a relação da comunidade com o Velho Chico: um profundo mergulho nas águas ao som de intensos batimentos cardíacos. Um rio que o ribeirinho conhece de cor.