WEBINAR | Como cidades nos Estados Unidos e Reino Unido estão reagindo diante da atual crise?

11/08/2020
Compartilhar:

SÉRIE | Cidade e planejamento urbano: os desafios e as oportunidades gerados pela pandemia.

 

WEBINAR | Como cidades nos Estados Unidos e Reino Unido estão reagindo diante da atual crise?

 

 

17.08 | 16h

 

O link para inscrições será disponibilizado em breve!

 

Webinar em inglês.

 

Estados Unidos e Reino Unido são influências recorrentes para o planejamento urbano no Brasil. Muito estudadas nas escolas de urbanismo, a cidade jardim de Ebenezer Howard ou o embate entre Jane Jacobs e Robert Moses em Nova York são referências importantes, que frequentemente aparecem no debate público local.

Agora, no contexto da pandemia, os dois países se veem diante de uma crise que se manifesta de forma especialmente grave nas cidades. Com uma cultura muito forte de liberdade individual, estão diante do desafio de planejar cidades com cidadãos que, por um lado, privilegiam o individualismo em detrimento da coletividade, mas, por outro, esperam que as respostas para a crise venham do Estado. Como as cidades estão lidando com esse contexto? Há lições relevantes que poderão vir a ser novas referências para nós?

 

CONVIDADO |

Armando Carbonell  (Vice-presidente de programas do Lincoln Institute of Land Policy)

 

MEDIADORES |

Martim Smolka (Senior Fellow e Diretor do Programa para a América Latina e o Caribe do Lincoln Institute of Land Policy, Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos)

Pedro Burgos (Coordenador do Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper)

Tomás Alvim (Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper)

 

BIOGRAFIAS |

Armando Carbonell

Armando Carbonell lidera o programa de planejamento urbano do Lincoln Institute of Land Policy desde 1999. Depois de passar pela Clark University e pela Johns Hopkins University, Carbonell começou sua carreira como geógrafo acadêmico. Deu início a um novo sistema de planejamento para Cape Cod, Massachusetts, como diretor executivo fundador da Cape Cod Commission. Em 1992, Carbonell ganhou uma bolsa Loeb na Graduate School of Design da Harvard University. Foi professor de planejamento urbano em Harvard e na Unviersity of Pennsylvania e atuou como editor da revista britânica Town Planning Review. Armando Carbonell prestou consultoria para planos diretores em Houston, Texas, e na província de Fujian, China, e foi autor e editor de várias publicações sobre planejamento urbano, regional e para as mudanças climáticas, incluindo Nature and Cities: The Ecological Imperative in Urban Design and Planning. É membro do American Institute of Certified Planners e da Academy of Social Sciences (Reino Unido), e membro honorário vitalício do Royal Town Planning Institute (Reino Unido).

Martim Smolka

Senior Fellow e Diretor do Programa para a América Latina e o Caribe do Lincoln Institute of Land Policy, Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos. Possui formação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e mestrado e doutorado em Ciências Regionais pela Universidade da Pensilvânia (1980).

Pedro Burgos

Coordenador do Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper. Formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), tem mestrado em Jornalismo Social pela City University of New York e foi pesquisador visitante na School of International and Public Affairs da Universidade de Columbia.

Tomas Alvim

Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. É editor e sócio da BEĨ Editora, cofundador do Arq.Futuro e do Por Quê? Economês em Bom Português. 


LABORATÓRIO ARQ.FUTURO DE CIDADES DO INSPER
O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper se insere no contexto dos programas educacionais e centros de pesquisa existentes no Insper de forma transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deve ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas disciplinas aplicam seus conhecimentos e ferramentais.