Linda Cox visita iniciativas de revitalização de rios de SP

12/09/2016
Compartilhar:
Linda R. Cox, do Bronx River Alliance Linda R. Cox, do Bronx River Alliance

Plataforma de discussão sobre o futuro das cidades, o Arq.Futuro mergulhou diversas vezes na discussão sobre águas urbanas. Em 2014, o tema foi discutido no ciclo de debates públicos A Cidade e a Água, passando por Rio de Janeiro, São Paulo e Piracicaba. Em 2015, o Arq.Futuro promoveu o seminário O Futuro da Água Urbana, com o objetivo de discutir preservação, uso e reuso de água no contexto urbano.

Neste ano, o Arq.Futuro dá continuidade a essas discussões. Nesta nova edição do ciclo A Cidade e a Água, convidamos Linda R. Cox, diretora executiva do Bronx River Alliance, um dos maiores cases de sucesso na recuperação de rios nos Estados Unidos.

O Bronx River Alliance pretende proteger e restaurar o corredor do Rio Bronx, recuperando-o como fonte ecológica, educacional e econômica para as comunidades às suas margens. O Rio Bronx tem 37 quilômetros de extensão, atravessando 13 municipalidades de Westchester e o coração do Bronx, borough nova-iorquino considerado a “periferia” da cidade. É o único rio de água doce da cidade de Nova York.

O rio foi contaminado por resíduos industriais e residenciais por dois séculos até que, em 1974, um pequeno grupo de ativistas começou o árduo processo de limpeza e restauração do rio. Em 1997, eram mais de 60 comunidades, órgãos públicos e empresas envolvidas na causa. Em 2001 foi fundado o Bronx River Alliance, mantido em parceria com a Secretaria de Parques de Nova York (New York City Department of Parks & Recreation). Atualmente, a lista de parceiros inclui organizações civis, culturais, comunitárias e empresariais, além de agências municipais, estaduais e federais.

A urbanista americana Linda R. Cox contará essa experiência no Seminário A Cidade e a Água, no dia 14 de setembro, das 9h às 13h, no Insper. No dia 13 de setembro, Linda visitará iniciativas de revitalização de córregos e nascentes de São Paulo. Confira a agenda:


DIA 13/9

14:30 - visita à Praça das Corujas (Avenida das Corujas, 39, esquina com Rua Juranda, Vila Madalena) 
O Córrego das Corujas tem uma pequena parcela de seu percurso visível a seu aberto. Moradores das Vilas Jataí e Beatriz, preocupados a situação do córrego, iniciaram um projeto para despoluir suas águas. Os moradores se mobilizaram no GT Ecobairros, com participação da SOS Mata Atlântica no projeto Rede das Águas. Atualmente, a praça conta com horta comunitária e monitoramento da qualidade de água. Gustavo Veronese, da SOS Mata Atlântica, acompanhará a visita e fará uma demonstração do monitoramento que é feito no local. 

15:30 - visita à Praça da Nascente (Avenida Pompeia, 2.140, esquina com Rua André Casado, Pompeia)
Originalmente Praça Homero Silva, o espaço foi recuperado por moradores do bairro organizados no coletivo Ocupe & Abrace. Andréa Pesek, uma das lideranças do coletivo, acompanhará a visita, ao lado de Adriano Sampaio, do Existe Água em SP. A praça é um dos maiores espaços públicos verdes da Pompeia, tendo muitas nascentes do riacho Água Preta.

DIA ​14/9

9:00 - 13:00 - Seminário A Cidade e a Água no Insper (Rua Quatá, 300, Vila Olímpia)


15:00 - visita ao Córrego do Sapé (Rua Doutor Bernardo Guertzenstein, 1-9, Jardim Sarah, ao lado da UBS Malta Cardoso)
Iniciativa de revitalizalição do córrego ao lado da Favela do Sapé, que não tinha rede de esgoto. No fundo vale viviam 2.500 famílias, com péssimas condições sanitárias. Foi realizado um projeto de urbanização realizado pela Secretaria de Habitação e o projeto Córrego Limpo, uma parceria da Sabesp com a Prefeitura de São Paulo. A Micro Rede Sapé tem mediado o diálogo entre orgãos públicos e a comunidade, além de monitorar o riacho há 2 anos. Cesar Pegoraro, educador ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica, acompanhará a visita. 

DIA 15/9

10:00 - visita à Usina Elevatória da Traição (Avenida Alcides Sangirardi, 301, Cidade Jardim)
A visita será guiada por Luiz Carlos Ciocchi, diretor presidente, e Jean Cesare Negri, diretor de operação e planejamento da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE).