Make it Right, Ong de Brad Pitt, participa de 'A Cidade e a Água' 2014

27/08/2014
Compartilhar:

Fundada por Brad Pitt após o furacão Katrina, organização atua na construção de casas sustentáveis para comunidades impactadas por desastres naturais e pressões econômicas.

 

Make it Right é uma organização sem fins lucrativos, criada por Brad Pitt, em 2007, depois de uma visita do ator americano ao bairro mais devastado pelo furacão Katrina, em New Orleans. Preocupado com a demora na reconstrução do Lower 9th Ward, Pitt fundou a Make it Right com o objetivo inicial de construir 150 casas sustentáveis voltadas para a classe trabalhadora. Até hoje já foram construídas 100 residências com o selo LEED Platinum, o maior nível de certificação oferecido pelo Green Building Council dos Estados Unidos. As casas possuem energia solar, mecanismos de redução do consumo de água e uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental.

 

No dia 23 de setembro, o diretor de inovação da Make it Right, Tim Duggan, estará em São Paulo na mesa de abertura do Arq. Futuro, em debate com Shigeru Ban sobre o papel da arquitetura em tempos de reconstrução. Duggan é arquiteto e urbanista especializado em gestão de águas e uso sustentável do solo. Ele integra a equipe do Make it Right desde sua fundação e é responsável por supervisionar o engajamento da comunidade com os projetos arquitetônicos. Além de New Orleans, a organização atua hoje em projetos de recuperação urbana e habitação social nas cidades de Kansas City, Newark e em uma reserva indígena de Fort Peck, em Montana.

 

Lower 9th Ward, New Orleans 

Arquitetos de estatura internacional visitaram a Lower 9th Ward e doaram seu tempo e trabalho, apresentando 21 projetos para as novas residências da comunidade. Entre os participante da iniciativa, constam Frank Gehry, Morphosis, Kieran Timberlake, Pugh+Scarpa, William McDonough, Adjaye Associates, Hitoshi Abe e BiLD, além de Shigeru Ban, vencedor do Prêmio Pritzker de 2014, palestrante que abre o fórum de debates do Arq. Futuro A Cidade e a Água.

 

Kansas City

No Kansas, uma escola abandonada deu lugar ao Bancroft School Apartments, empreendimento imobiliário destinado a pessoas em processos de reinserção social. A reconstrução inclui um centro comunitário com auditório, ginásio, centro de formação profissional, clínica médica, supermercado e outros espaços comerciais, juntamente com hortas comunitárias e um parque infantil, que também beneficiará cerca de 30 mil moradores do bairro. 

 

Fort Peck, Montana 

Make It Right realizou uma parceria com as tribos Sioux e Assiniboine para construir 20 casas sustentáveis ​​na reserva de Fort Peck, Montana. A organização vai desenvolver ainda um plano diretor sustentável para toda a reserva, que abrange milhares de acres e é o lar de mais de 6 mil índios americanos. As casas terão energia solar, banheiros privados e uma porcentagem das residências será adaptada para idosos e deficientes. Em 2013, os líderes tribais e futuros proprietários se reuniram com os arquitetos e designers para discutir as necessidades de habitação. A construção está prevista para começar ainda este ano.