Manifesto | Vamos Limpar o Rio?

12/09/2016
Compartilhar:

Os rios são as artérias da cidade. E eles estão doentes. É fácil apontar as causas: o crescimento desordenado, a omissão dos governantes, o conformismo dos cidadãos. Os rios sem vida são uma violência contínua a todos, um problema eternizado e equivocadamente compreendido como irreversível.

Mas a gente acredita que a limpeza dos rios é possível. Mais que isso: esta é a causa mais urgente da cidade. Arq.Futuro, Arup, AlmapBBDO, Bela Rua, Insper, MIT, Minha Sampa e um grupo de empresários, estudantes, comunicadores, artistas e ativistas abraçam esta pauta para lançar um projeto que é, também, uma convocação: vamos limpar o rio?

O projeto pretende atuar em três frentes: com o poder público, cobrando gestores de todos os cargos e lembrando suas responsabilidades – principalmente o fato de que este é um projeto de longo prazo, que não pode ficar preso a uma administração ou mandato. Com a sociedade, desenvolvendo um trabalho estratégico de comunicação e educação cidadã focado no engajamento e na transformação da relação com os rios. E com a iniciativa privada, conscientizando e envolvendo empresas em ações de sustentabilidade.

Nenhuma política pública terá resultado se as pessoas não assumirem sua parte, atuando na transformação do território urbano, ocupando espaços públicos e usufruindo da presença da água e da natureza na cidade. A água é um bem urbano essencial que deve ser protegido, valorizado e defendido. Limpar o rio significa investir na autoestima e na qualidade de vida de toda a população.

Este é um projeto para todos os que vivem e constroem nossa metrópole. Outras cidades já provaram que esse sonho é possível. Agora é a nossa vez. Vamos limpar o rio.

Vamos Limpar o Rio? é um convite. É um projeto colaborativo e aberto. É de toda a cidade.