A importância das cidades está intimamente ligada à economia. Uma razão para cidades atraírem indivíduos e empresas é que a concentração de pessoas e negócios permite economias de escala. Essa expressão é usada por economistas para tratar do aumento de eficiência ou produtividade que se observa quando um produto ou serviço é oferecido em quantidade maior. Cidades geram mais riqueza do que o campo, e mesmo as pessoas pobres e marginalizadas nas cidades têm acesso a mais renda, informação e oportunidades do que seus pares na zona rural.
As cidades concentram as instituições de ensino e pesquisa, bem como profissionais especializados de alta qualificação. Por esse motivo, as cidades costumam ser o berço das inovações processuais ou tecnológicas que revolucionam a economia e fazem, de tempos em tempos, a capacidade produtiva da humanidade disparar. Neste momento, estamos vivendo mais um ciclo de inovação tecnológica, muitas vezes chamado de revolução digital, e o local mais emblemático dessa revolução é a área urbana conhecida como Silicon Valley, ou Vale do Silício, na Califórnia, EUA. É lá que estão sediadas empresas disruptivas como Google, Facebook e Apple Macintosh, e lá são criadas muitas das soluções tecnológicas que vêm transformado nosso modo de vida de diversas maneiras.
Scott Hartley estudou na universidade de Stanford, no coração do Vale do Silício; como estudante de ciência política, Hartley era parte do grupo dos fuzzies, aqueles ligados às humanidades, em oposição aos techies da universidade, os que estudavam e trabalhavam com tecnologia. Apesar da aparente oposição, Hartley trabalhou em diversas empresas da tecnologia, inclusive as emblemáticas Google e Facebook. Com a sua experiência nessas empresas, aprendeu que os fuzzies têm um papel muito mais importante na revolução digital do que muitos de nós, leigos, supomos. Segundo o autor, a programação é importante, mas não tem utilidade sem alguém que interprete o seu contexto – e aí entram os profissionais das ciências humanas.
SERVIÇO
O Fuzzy e o Techie | Debate de lançamento do livro
Com Scott Hartley (autor), Eduardo Hruschka (superintendente de ciência de dados do Itaú-Unibanco e professor da Poli-USP) e Romero Rodrigues (fundador do Buscapé e partner da Redpoint e-Ventures)
Data - 05/06
Local - Livraria Martins Fontes – auditório. Avenida Paulista, 509