Programação | Os desafios da mobilidade urbana pós-pandemia

30/04/2021
Compartilhar:

 

O complexo ambiente da mobilidade urbana sofre e sofrerá relevantes consequências da pandemia. Compras por meio digital, trabalho remoto, medo de contaminação, crise econômica, uso acelerado de plataformas tecnológicas são algumas das circunstâncias que já estão impactando os sistemas de mobilidade urbana.

Os desafios da mobilidade urbana pós-pandemia é a nova série de webinars que será realizada ao longo do mês de maio pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

Contaremos com especialistas que pesquisam e atuam no tema para debater, indicar rumos e alternativas para que o desenvolvimento urbano seja mais sustentável, seguro e inclusivo.

A série é uma iniciativa do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório, coordenado por Sérgio Avelleda.

Confira a programação.

 

6/5 – 16h
Financiamento do transporte público

 

Palestrante: Claudio de Sena Frederico – Ex-secretário de Transportes Metropolitanos e membro do Conselho Diretor da ANTP (Associação Nacional de Transporte Público)


Debatedores: Maína Celidonio – Secretária de Transportes do Município do Rio de Janeiro e Cristina Albuquerque – Gerente de Transporte Público no WRI Brasil


Moderadores: Adriano Costa – Pesquisador do Núcleo de Mobilidade do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e Sérgio Avelleda – Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper


13/5 - 16h
A regulação da carga urbana

Palestrante: José Holguin Veras – Diretor do VREF Center of Excellence for Sustainable Urban Freight Systems at Rensselaer Polytechnic Institute

Debatedores: Tayguara Helou – Presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo e Elisabete França – Ex-secretária de Mobilidade e Transportes da Cidade de São Paulo

Moderadores: Chris Mejía – Diretor da rede MIT Scale América Latina e do programa MIT GCLOG e Sérgio Avelleda – Coordenador do Núcleo de Mobilidade do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper

20/5 – 15h
Segurança viária

Palestrante: Claudia Adriazola – Diretora de Segurança Viária e Saúde na WRI Ross Center for Sustainable Cities 

Debatedoras: Meli Malatesta – Arquiteta e doutora em Arquitetura e Simone Costa – Presidente da CET Rio e Simone Costa – Diretora-presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio.

Moderadores: Carlos Leite – Coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e Sérgio Avelleda – Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades

27/5 – 16h
Descarbonizar a mobilidade urbana

Palestrante: Paulo Saldiva – Coordenador do Núcleo de Saúde Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper

Debatedores: Adalberto Maluf – Presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Veículos Elétricos e Maruxa Cardama – Secretária-geral da Slocat Partnership – Coalizão Global pela Descarbonização do Transporte

Moderadores: Vinícius Picanço – Professor do Insper e Sérgio Avelleda – Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper

As aberturas dos painéis serão realizadas por Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.
 

Os links de acesso aos eventos serão disponibilizados em breve.

 

Biografias

Palestrantes convidados

Claudio de Senna Frederico | Mestre em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da USP na área de Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS, na sigla em inglês). Vice-presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), atua na capital paulista como consultor internacional de Transportes Urbanos e de Engenharia de Veículos. Foi secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo e secretário de Serviços e Obras do Município de São Paulo.

Jose Holguin Veras | Professor da Cátedra William H. Hart e diretor do Centro de Excelência Volvo Research and Education Foundations (VREF) para Sistemas Sustentáveis de Frete Urbano do Rensselaer Polytechnic Institute (EUA). Seu grupo de pesquisa trabalha com modelagem e planejamento de transporte de carga e logística de resposta a desastres. Segundo o Google Scholar, é o pesquisador de frete mais amplamente publicado e citado no mundo. Realizou seu doutorado na Universidade do Texas.

Claudia Adriazola | Diretora do Programa Global de Saúde e Segurança no Trânsito do WRI.  Atuou no comitê diretor responsável pela organização da Terceira Reunião Ministerial Global sobre Segurança no Trânsito, realizada na Suécia em 2020. Concluiu o Executive Master em Administração Pública e o Master of Arts em Relações Internacionais na Maxwell School of Public Administration da Syracuse University, Nova York (EUA).

Paulo Saldiva | Médico patologista. Professor titular de Patologia da Faculdade de Medicina da USP. É membro titular da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Ciências. Atuou também como membro de comissões da OMS, da Organização Meteorológica Mundial e da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard em temas de poluição do ar e clima. Integra o Comitê Científico da Urban Health and Wellbeing Programme do International Science Council. Entre 2016 e 2020, foi diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP. Coordenador do Núcleo de Saúde Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

Debatedores convidados

Maína Celidonio | Secretária municipal de Transportes do Rio de Janeiro. Doutora em Economia pela PUC-RIO. Foi diretora de Desenvolvimento Econômico do Instituto Pereira Passos e analista em Avaliação de Impacto para Gerência de Projetos do Itaú Unibanco.

Cristina Albuquerque | Gerente de Mobilidade Urbana do WRI Brasil. É também representante da instituição no BRT Center of Excellence e no conselho gestor da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME). Com mestrado em Sistemas de Transporte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trabalha para tornar os sistemas de transporte das cidades brasileiras mais limpos e eficientes, aumentando a qualidade do serviço e reduzindo seus impactos ambientais. 

Elisabete França | Doutora em Arquitetura pela Universidade Mackenzie, com mais de trinta anos de experiência na administração pública. Atualmente é secretária executiva da Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo. Foi secretaria de Mobilidade e Transportes da capital paulista e consultora para programas financiados por agências internacionais (Banco Mundial, BID e UN-Habitat) em mais de 10 países. É professora titular da FAAP e da pós-graduação em Urbanismo Social do Insper.

Tayguara Helou | Formado em Business Administration pela Bond University, tem especialização em Business Management pelo Holmes Colleges (Austrália). Também possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Presidente do Conselho Superior e de Administração e presidente eleito em segundo mandato no Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), integra o conselho gestor da Secretaria de Mobilidade e Transporte da cidade de São Paulo

Meli Maltesta | Doutora em Mobilidade Urbana Ativa – Mobilidade a Pé e Cicloviária pela FAU-USP. Na CET, onde atuou por 35 anos, participou e coordenou políticas e planos para pedestres e ciclistas. Atualmente trabalha como consultora em políticas públicas, planos e projetos para a Mobilidade Urbana Ativa. Idealizadora e presidente da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), publicou os livros Pé de igualdade (Prismas) e A rede de mobilidade a pé (Annablume), ambos de 2018.

Simone Costa | Mestre em Engenharia de Transportes pela UFRJ. Servidora da Prefeitura carioca desde 2008, atualmente é diretora-presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio. Coordenou o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS-Rio), que ainda está sendo desenvolvido, usando ferramentas de participação social, e o Plano de Transporte Público da RIO2016.  Em 2019, integrou o Comitê Executivo do II Desafio Cor – Smart City, Smart People, que abordou o impacto das mudanças climáticas no sistema de ônibus da cidade do Rio de Janeiro. 

Adalberto Maluf | Diretor de Marketing, Sustentabilidade e Novos Negócios da Build Your Dream (BYD), gigante chinesa de energia limpa e mobilidade elétrica, e presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). É mestre em Economia Política Internacional pela USP. Antes da BYD, trabalhou na Prefeitura paulistana e foi diretor da Clinton Climate Initiative (parte da Fundação Clinton), na parceria com a da Rede de Cidades C40 (Large Cities Climate Leadership Group), em São Paulo. 

Maruxa Cardama | Secretária-geral da Slocat Partership, que atua em nível mundial na área de transporte sustentável de baixo carbono, envolvendo governos, organizações multilaterais, ONGs etc. Sua especialidade é o desenvolvimento urbano e territorial, com foco em políticas públicas, capacitação e parcerias.

Mediadores convidados

Adriano Costa | Pesquisador pós-doutor em Estudos Urbanos no MIT, fez seu doutorado em Administração Pública e Governo na FGV. Foi membro da coordenação executiva do Instituto Pólis, consultor de curto prazo para o BID, Banco Mundial e WRI, pesquisador visitante na Brown University e bolsista do Lincoln Institute for Land Policy. Atualmente é pesquisador do Sustainable Urbanization Lab do MIT e do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. 

Chris Mejía | Pesquisador no Centro de Transporte e Logística do MIT, é diretor da rede MIT Scale América Latina e do programa MIT GCLOG. Doutor em Engenharia Industrial, com foco em Logística Humanitária, pela Monterrey Tech (México). Diretor e fundador do Food and Retail Operations Lab., antes de ingressar no MIT fez pós-doutorado na Eindhoven University of Technology (Holanda). 

Carlos Leite | Doutor em Estruturas Ambientais Urbanas pela USP. Fez pós-doutorado em Urban Economic Sustainable Development na Universidade Politécnica da Califórnia. É coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e professor na FAU-Mackenzie. 

Vinícius Picanço | Doutor em Engenharia Mecânica pela Technical University of Denmark (DTU), é professor assistente no Insper, dedicando-se às áreas de Operações e Sustentabilidade. Tem um certificate em Logística e Supply Chain Management pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde atuou como pesquisador visitante. Integra o conselho do The Good Food Institute (GFI) no Brasil e é Assistant Vice-President of Chapters da System Dynamics Society.

Participantes fixos

Sergio Avelleda (mediação fixa) | Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e consultor em Mobilidade Urbana e Eletromobilidade. Foi secretário municipal de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo. Presidiu o Metrô de São Paulo e a CPTM. É Senior Advisor em Mobilidade Urbana da WRI – World Resources Institute e membro do Board da Slocat Partnership on Sustainable, Low Carbon Transport. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, tem MBA em Gestão Executiva pelo Insper.

Tomas Alvim (abertura) | Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Coautor do livro Aprendendo a viver na cidade (Bei, 2019).

 

Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper | O laboratório se insere no contexto dos programas educacionais e centros de pesquisa existentes na instituição de forma transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deve ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas disciplinas aplicam seus conhecimentos e ferramentais.

https://www.insper.edu.br/laboratorio-de-cidades/