Resultado | Campanha #SonheACidade

05/09/2016
Compartilhar:

Que solução simples você daria para melhorar o uso dos espaços públicos da sua cidade?

Em parceria com a Pandora Filmes, o Arq.Futuro lançou esta pergunta na Campanha #SonheACidade, inspirada no legado de Jaime Lerner. 

Um dos urbanistas mais respeitados do mundo, Lerner protagoniza o documentário Jaime Lerner: uma história de sonhos, que estreia no dia 8 de setembro, no Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

As melhores respostas da campanha serão premiadas com livros da BEI Editora (Cidades Resilientes, Financiamento da Inovação Urbana e O Triunfo da Cidade) e convites reservados para a sessão de estreia do filme. Conheça as respostas vencedoras:

1) "Uma solução simples seria o poder público ocupar os prédios vazios com parques ou fazendas verticais, produzindo espaços públicos em prédios abandonados, até a solução definitiva para esses espaços. Os alimentos produzidos nessas fazendas seriam oferecidos nas escolas públicas como complementação da merenda escolar. Os parques supririam a falta desses equipamentos nos grandes centros urbanos. Sugestão também enviada aos governos de São Paulo"
(Autor: Marcos Sebastião da Costa, por e-mail)
* Além dos livros e ingressos, o autor ganhará a Chaise Urca, mobiliário exclusivo assinado por Jaime Lerner que homenageia o famoso morro carioca, recentemente exposto na Design Weekend.

2) "Como em Curitiba chove muito, poderiam fazer os pontos de ônibus com proteções laterais para os passageiros não se encharcarem. Como projeto social, eles poderiam sofrer alguma arte popular (como grafite com mensagens interessantes) a fim de preservar e também incluir. PS: creio que as sugestões devem ser consideradas em seu aspecto regional, cidades diferentes, necessidades diferentes #SonheACidade"
(Autora: Rafaela Mota, no Facebook)

3) "Para que todos possam opinar e escolher o que de melhor se pode fazer nos espaços públicos de cada bairro, a solução inicial seria a criação de um aplicativo no qual a população possa comunicar falhas/problemas e soluções para cidade. No mesmo aplicativo, uma opção para os moradores interagirem, criarem eventos e ações que promovam e melhorem a cidade #SonheACidade"
(Autora: Schai Bock, no Facebook)

4) "Estou tendo uma experiência pessoal maravilhosa com a ocupação de um espaço urbano, uma praça pública. Uma área verde que comecei a reflorestar faz somente dois meses e tenho tido resultados surpeendentes! Esta é minha sugestão para qualquer cidade: a ocupação dos espaços verdes com árvores frutiferas"
(Autor: Lucas Lacaz Ruiz, por e-mail)

5) "Sonho em oferecer para a cidade espaços públicos: canteiros, praças, áreas dentro de parques, onde a 'vedete' em exibição seja simplesmente um cheiro gostoso. Conheço apenas uma praça em São Paulo que chamo 'Praça dos Eucaliptos' (é a Praça Horácio Sabino), repleta de eucaliptos que cheiram muito bem. Uma caminhada nessa praça enche nossos pulmões poluídos de uma sensação de prazer. São Paulo merece resgatar este sentido importante. Vamos criar espaços cheirosos: eucaliptos, damas da noite, manjericão... cheiros gostosos que invadam nossas almas"
(Autora: Liliane Giannini, por e-mail)

6) "Estimularia a construção de hortas em praças públicas através da participação comunitária. Desta forma, além de gerar alimentos para as pessoas desenvolveria a participação colaborativa da população e a capacidade de pensar no coletivo. A partir do momento em que pensamos de forma altruísta os espaços urbanos, conseguimos avança para uma cidade melhor em muitos aspectos, com o cuidado e a atenção de todos!"
(Autor: Leonardo Normando, por e-mail)