Ciclo de seminários discute experiências de países no desenvolvimento de ações voltadas à transição para a neutralidade de carbono
Promovido pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade, Insper, Por Quê? e Arq.Futuro, com apoio do Itaú Unibanco, o ciclo “Retomada Econômica Verde” traz a sustentabilidade ao centro do debate público
As estratégias assumidas pela comunidade internacional diante das consequências das mudanças climáticas constituem o tema central do ciclo de seminários “Retomada Econômica Verde”, que se inicia, dia 27 de junho, 10 horas.
O ciclo visa apresentar exemplos de políticas bem-sucedidas de investimentos públicos e privados alinhados a objetivos de neutralidade de carbono. Essa reflexão, cuja urgência tornou-se reconhecida mundialmente com o reaquecimento econômico após a pandemia de covid-19, é especialmente oportuna na atual conjuntura brasileira: às vésperas das eleições, quando se discutem as diretrizes que deverão nortear o país nos próximos anos.
Assim, os seminários deverão focar, sobretudo, em como implementar novos programas, reunindo representantes do Chile, dos Estados Unidos, da China e da França. Lideranças desses países abordarão os arranjos políticos, sociais e econômicos desenvolvidos para viabilizar a transição para a neutralidade de carbono, bem como as dificuldades e soluções encontradas nesse processo. Complementando as exposições, debates com especialistas e membros da sociedade civil permitirão que se construa um panorama amplo das possibilidades e dos limites alcançados pelas estratégias e políticas adotadas.
Diante dos efeitos incontornáveis da crise climática e das crescentes expectativas em relação ao cumprimento das metas estabelecidas pelo Acordo de Paris para 2030, a discussão sobre uma recuperação econômica verde se impõe ao Brasil. O ciclo “Retomada Econômica Verde” é um convite a todos os que desejam compreender esse desafio e engajar-se em sua superação.
“Retomada Econômica Verde” é uma iniciativa do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), do Instituto Insper e das plataformas Por Quê? e Arq.Futuro, com apoio do Itaú Unibanco.
Acompanhe a programação pelas redes sociais do @porque.com.br @ids_brasil @arq.futuro
retomadaverde@retomadaverde.com.br
www.retomadaverde.com.br