WEBINAR | A INADIÁVEL SUPERAÇÃO DOS LIMITES DA EXCLUSÃO SOCIOESPACIAL

13/07/2020
Compartilhar:

 

Crédito da imagem: artisticco

 

WEBINAR | Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper

A INADIÁVEL SUPERAÇÃO DOS LIMITES DA EXCLUSÃO SOCIOESPACIAL

 

 

Inscrições: https://www.insper.edu.br/agenda-de-eventos/inadiavel-superacao-limites-exclusao-socios-espacial/

 
 


PARTICIPANTES | 

 

João Domingos [Presidente do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira de Recife]

Maria Caldas [Secretária de Política Urbana de Belo Horizonte]

Martim Smolka [Instituto Lincoln de Políticas de Solo]
Pedro Burgos [Núcleo de Jornalismo do Insper]
Tomas Alvim [Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper]


DATA | 

15/7 – quarta-feira – 16h às 17h30


TEMA |
 

A pandemia de covid-19 deixou em evidência os excluídos – muitos, inclusive, “não documentados”. A integração entre cidade formal e informal, sobretudo no contexto brasileiro, é componente essencial para a formulação de estratégias de enfrentamento de emergências e para o desenho de políticas públicas em saúde. A falta de saneamento nas regiões mais vulneráveis de nossos centros urbanos torna o quadro ainda mais trágico. O que é necessário para vencermos esse desafio? Quais lições o urbanismo social nos apresenta como possibilidades reais de intervenção?



BIOGRAFIAS |
 

João Domingos Azevedo - Presidente do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira – ICPS.

Arquiteto e Urbanista (2001) e Mestre em Desenvolvimento Urbano (2019), ambos pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Sócio Fundador da Metro Arquitetura Ltda. Desempenhou diversas funções junto ao IAB/PE, entre 2002 e 2011. Foi Conselheiro do CAU/PE entre 2012 e 2017. 

 

Maria Fernandes Caldas  - Secretária de Políticas Urbanas de Belo Horizonte

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Secretária de Políticas Urbanas de Belo Horizonte, onde já exerceu o cargo de Secretária de Planejamento Urbano. Foi Diretora de Infraestrutura Urbana e Social do PAC no Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão.


Martim Smolka - Senior Fellow e Diretor do Programa para a América Latina e o Caribe do Lincoln Institute of Land Policy, Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos. Possui formação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e mestrado e doutorado em Ciências Regionais pela Universidade da Pensilvânia (1980).
 
Pedro Burgos - Coordenador do Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper. Formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), tem mestrado em Jornalismo Social pela City University of New York e foi pesquisador visitante na School of International and Public Affairs da Universidade de Columbia. 

Tomas Alvim - Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. É editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e do Por Quê? Economês em Bom Português. Membro Comitê Popular de Combate ao Covid-19.


A série Cidade e planejamento urbano: os desafios e as oportunidades gerados pela pandemia é dividida em dois ciclos: nacional e internacional. O primeiro ciclo trará oito secretários municipais de planejamento urbano de cidades brasileiras e o segundo ciclo contará com a presença de três gestores de cidades de outros países.