ARQ.FUTURO, INSPER e ITAÚ CULTURAL convidam para o webinar de lançamento do novo curso de pós-graduação em urbanismo social do Insper.
WEBINAR |
Urbanismo social: uma estratégia de intervenção urbana em territórios vulneráveis.
DATA |
20/7, segunda-feira, 17h
CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR DO WEBINAR
PARTICIPANTES |
Murilo Cavalcanti [Secretário de Segurança Urbana de Recife e COMPAZ Centros Comunitários da Paz], Eduardo Saron {Itaú Cultural], Marcos Lisboa [Insper], Rodrigo Amantea [Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper] e Tomas Alvim [Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper]
TEMA |
O urbanismo social é uma estratégia de intervenção urbana criada em Medellín e que foi fundamental na transformação da realidade social dos bairros pobres da cidade. O Brasil já tem um caso de sucesso em Recife: as unidades do Compaz – Centro Comunitário da Paz. Baseada nessas experiências, e com o apoio dos professores da Urbam – EAFIT, a pós-graduação lançada pelo Insper, Itaú Cultural e Arq.Futuro propõe a formação de gestores capacitados para lidar com a complexa realidade dos centros urbanos de alta vulnerabilidade no Brasil.
BIOGRAFIAS |
MURILO CAVALCANTI – Secretário de Segurança Urbana de Recife, responsável pelo COMPAZ Centros Comunitários da Paz
Formado em Administração de Empresas pela UPE, com pós-graduação em Marketing. É especialista em políticas públicas de combate à violência urbana, sendo um grande estudioso do modelo de segurança cidadã implantado nas cidades de Bogotá e Medellín, na Colômbia. Também atuou como secretário de Segurança Cidadã em Petrolina. É coautor de As lições de Bogotá e Medellín, relato com fatos e fotos de como essas duas cidades colombianas passaram a ser referências em políticas públicas de cidadania e prevenção à violência urbana. Atualmente é secretário de Segurança Urbana de Recife e membro do Pacto Pela Vida de Pernambuco. É o principal formulador do Compaz – Centro Comunitário da Paz, equipamento social de prevenção à violência urbana em Recife.
EDUARDO SARON - Dirigente do Itaú Cultural, presidente do Conselho de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e diretor do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).
Gestor cultural há quase 20 anos, é conselheiro de várias instituições, entre as quais o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), a Fundação Bienal de São Paulo, o Museu Judaico, o Paço do Frevo (em Recife, PE), a Associação Pró-Dança (APD) – gestora da São Paulo Companhia de Dança – e o Instituto CPFL.
MARCOS LISBOA - diretor-presidente do Insper.
Doutor em economia pela Universidade da Pensilvânia e colunista da Folha de S.Paulo.
RODRIGO AMANTEA - Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.
Mestre e doutorando em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Desenvolve pesquisas na área de inovação, intraempreendedorismo, desenho organizacional e marcas. Possui vasta experiência na gestão e inovação de produtos, serviços e marcas, em empresas de tecnologia e serviços de grande porte. Desde 2011 é Coordenador Acadêmico de Educação Executiva e professor do Insper
TOMAS ALVIM - Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.
É editor e sócio da BEĨ Editora, cofundador do Arq.Futuro e do Por Quê? Economês em Bom Português.
LABORATÓRIO ARQ.FUTURO DE CIDADES DO INSPER
O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper se insere no contexto dos programas educacionais e centros de pesquisa existentes no Insper de forma transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deve ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas disciplinas aplicam seus conhecimentos e ferramentais.
|