WEBINAR | Descarbonizar a mobilidade urbana

21/05/2021
Compartilhar:

 

No último debate da série Os desafios da mobilidade urbana pós-pandemia, o Laboratório Arq.Futuro de cidades do Insper apresenta o webinar Descarbonizar a mobilidade urbana.

Durante a pandemia, habitantes da Índia puderam ver, pela primeira vez, em mais de cinquenta anos, o Himalaia. A nuvem de poluição e partículas tóxicas ocultava essa maravilha de quem vivia nas suas proximidades. O transporte é responsável por 14% de todas as emissões de gases contaminantes. Um dos maiores desafios para reduzir os efeitos da mudança climática está na descarbonização do transporte. Diferentes iniciativas estão caminhando nessa direção: eletrificação, incentivo à mobilidade ativa, gerenciamento da demanda do uso de carros particulares.

Quais são os principais desafios para a mobilidade no Brasil ser sustentável e contribuir para eliminação das emissões de carbono e outros gases contaminantes?

 

 

27/5 | 16h

Webinar | Descarbonizar a mobilidade urbana

 

INSCREVA-SE AQUI!

Palestrante 
- Paulo Saldiva
– Coordenador do Núcleo de Saúde Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper


Debatedores:
- Adalberto Maluf
– Presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Veículos Elétricos

- Ana Zornig Jayme - assessora de investimentos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC)


Mediadores
- Vinícius Picanço – Professor do Insper
- Sérgio Avelleda – Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper

Apresentação
- Tomas Alvim 
- Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper
 

Biografias

Paulo Saldiva | Médico patologista. Professor titular de Patologia da Faculdade de Medicina da USP. É membro titular da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Ciências. Atuou também como membro de comissões da OMS, da Organização Meteorológica Mundial e da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard em temas de poluição do ar e clima. Integra o Comitê Científico da Urban Health and Wellbeing Programme do International Science Council. Entre 2016 e 2020, foi diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP. Coordenador do Núcleo de Saúde Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

Adalberto Maluf | Diretor de Marketing, Sustentabilidade e Novos Negócios da Build Your Dream (BYD), gigante chinesa de energia limpa e mobilidade elétrica, e presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). É mestre em Economia Política Internacional pela USP. Antes da BYD, trabalhou na Prefeitura paulistana e foi diretor da Clinton Climate Initiative (parte da Fundação Clinton), na parceria com a Rede de Cidades C40 (Large Cities Climate Leadership Group), em São Paulo. 


Ana Zornig Jayme​ Arquiteta e Urbanista, mestre em Governança e Sustentabilidade pelo ISAE, especialista em Gestão Estratégica  e Gestão de Projetos pela FGV, e em Gestão Pública e Liderança pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e Harvard Kennedy School. Mais de 20 anos de experiência desenvolvendo projetos para a cidade de Curitiba em diversas áreas. Ocupou diversos cargos executivos, além de atuar como membro de vários conselhos de políticas públicas.  Atualmente é assessora de investimentos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). Foi membro do Grupo de Trabalho de Eletromobilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional, e integra a Rede Mulheres em Movimento - Rede de lideranças e m diferentes áreas da mobilidade, energia e meio ambiente, o Fórum de Economia Verde e Inovação dos Municípios C40 Cities, o Grupo de Trabalho Regional do Zero Emission Bus Rapid-deployment Accelerator (ZEBRA) e a Rede de lideranças e professores do CLP, que desenvolve pessoas para se tornarem lideranças públicas na defesa de causas que fortalecem a democracia e melhoram a atuação do Estado Brasileiro.

Ana Zornig Jayme​ | Arquiteta e Urbanista, mestre em Governança e Sustentabilidade pelo ISAE, especialista em Gestão Estratégica  e Gestão de Projetos pela FGV, e em Gestão Pública e Liderança pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e Harvard Kennedy School. Mais de 20 anos de experiência desenvolvendo projetos para a cidade de Curitiba em diversas áreas. Ocupou diversos cargos executivos, além de atuar como membro de vários conselhos de políticas públicas.  Atualmente é assessora de investimentos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). Foi membro do Grupo de Trabalho de Eletromobilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional, e integra a Rede Mulheres em Movimento - Rede de lideranças e m diferentes áreas da mobilidade, energia e meio ambiente, o Fórum de Economia Verde e Inovação dos Municípios C40 Cities, o Grupo de Trabalho Regional do Zero Emission Bus Rapid-deployment Accelerator (ZEBRA) e a Rede de lideranças e professores do CLP, que desenvolve pessoas para se tornarem lideranças públicas na defesa de causas que fortalecem a democracia e melhoram a atuação do Estado Brasileiro.

 
Vinícius Picanço | Doutor em Engenharia Mecânica pela Technical University of Denmark (DTU), é professor assistente no Insper, dedicando-se às áreas de Operações e Sustentabilidade. Tem um certificate em Logística e Supply Chain Management pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde atuou como pesquisador visitante. Integra o conselho do The Good Food Institute (GFI) no Brasil e é Assistant Vice-President of Chapters da System Dynamics Society.

Sergio Avelleda | Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e consultor em Mobilidade Urbana e Eletromobilidade. Foi secretário municipal de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo. Presidiu o Metrô de São Paulo e a CPTM. É Senior Advisor em Mobilidade Urbana da WRI – World Resources Institute e membro do Board da Slocat Partnership on Sustainable, Low Carbon Transport. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, tem MBA em Gestão Executiva pelo Insper.

Tomas Alvim (abertura) | Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Coautor do livro Aprendendo a viver na cidade (Bei, 2019).
 
Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper | O laboratório se insere no contexto dos programas educacionais e centros de pesquisa existentes na instituição de forma transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deve ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas disciplinas aplicam seus conhecimentos e ferramentais.

https://www.insper.edu.br/laboratorio-de-cidades/
 

Sobre o ciclo

 

 

Os desafios da mobilidade urbana pós-pandemia é a série de webinars que está sendo realizada ao longo do mês de maio pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

O complexo ambiente da mobilidade urbana sofre e sofrerá relevantes consequências da pandemia. Compras por meio digital, trabalho remoto, medo de contaminação, crise econômica e uso acelerado de plataformas tecnológicas são algumas das circunstâncias que já estão impactando os sistemas de mobilidade urbana. 

A série conta com a participação de especialistas que pesquisam e atuam na área para debater, indicar rumos e alternativas para que o desenvolvimento das urbes seja mais sustentável, seguro e inclusivo. O ciclo é uma iniciativa do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório, coordenado por Sérgio Avelleda.