WEBINAR | SEGURANÇA VIÁRIA

17/05/2021
Compartilhar:

 

Laboratório Arq.Futuro de cidades do Insper apresenta o webinar Segurança viária:

A redução de mortes no trânsito durante a vigência das medidas de isolamento social parecia querer mostrar um possível novo normal, onde o trânsito não provocaria a morte de mais de 40.000 pessoas por ano no Brasil, e mais de 1,2 milhão no mundo. Contudo, os dados são preocupantes. Nos EUA, apesar da diminuição dos carros nas ruas, as mortes crescem em razão das velocidades que a ausência de congestionamentos promove. Uma pessoa não pode ser condenada à morte apenas porque decidiu se locomover na sua cidade.

O que as cidades e os países podem fazer, para que o trânsito não seja mais a maior causa de mortes entre jovens? Quais são as metodologias e as melhores práticas que estão funcionando ao redor do mundo? 

 

20/5 - WEBINAR| SEGURANÇA VIÁRIA
15h

 
INSCREVA-SE AQUI!

Palestrantes: Claudia Adriazola - diretora de Segurança Viária e Saúde na WRI Ross Center for Sustainable Cities, Meli Malatesta - arquiteta e doutora em Arquitetura e Simone Costa - diretora-presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro.
 
Mediadores: Carlos Leite – Coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades e Sérgio Avelleda – Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

Apresentação: Tomas Alvim - Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.
 
Biografias

Claudia Adriazola | Diretora do Programa Global de Saúde e Segurança no Trânsito do WRI. Atuou no comitê diretor responsável pela organização da Terceira Reunião Ministerial Global sobre Segurança no Trânsito, realizada na Suécia em 2020. Concluiu o Executive Master em Administração Pública e o Master of Arts em Relações Internacionais na Maxwell School of Public Administration da Syracuse University, Nova York (EUA).

Meli Malatesta | Doutora em Mobilidade Urbana Ativa – Mobilidade a Pé e Cicloviária pela FAU-USP. Na CET, onde atuou por 35 anos, participou e coordenou políticas e planos para pedestres e ciclistas. Atualmente, trabalha como consultora em políticas públicas, planos e projetos para a Mobilidade Urbana Ativa. Idealizadora e presidente da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), publicou os livros Pé de igualdade (Prismas) e A rede de mobilidade a pé (Annablume), ambos de 2018.

Simone Costa | Mestre em Engenharia de Transportes pela UFRJ. Servidora da Prefeitura carioca desde 2008, atualmente é diretora-presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio. Coordenou o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS-Rio), que ainda está sendo desenvolvido, usando ferramentas de participação social, e o Plano de Transporte Público da RIO2016. Em 2019, integrou o Comitê Executivo do II Desafio Cor – Smart City, Smart People, que abordou o impacto das mudanças climáticas no sistema de ônibus da cidade do Rio de Janeiro.

Carlos Leite | Doutor em Estruturas Ambientais Urbanas pela USP. Fez pós-doutorado em Urban Economic Sustainable Development na Universidade Politécnica da Califórnia. É coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e professor na FAU-Mackenzie.

Sergio Avelleda | Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e consultor em Mobilidade Urbana e Eletromobilidade. Foi secretário municipal de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo. Presidiu o Metrô de São Paulo e a CPTM. É Senior Advisor em Mobilidade Urbana da WRI – World Resources Institute e membro do Board da Slocat Partnership on Sustainable, Low Carbon Transport. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, tem MBA em Gestão Executiva pelo Insper.

Tomas Alvim (abertura) | Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Coautor do livro Aprendendo a viver na cidade (Bei, 2019).
 
Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper | O laboratório se insere no contexto dos programas educacionais e centros de pesquisa existentes na instituição de forma transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deve ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas disciplinas aplicam seus conhecimentos e ferramentais.

https://www.insper.edu.br/laboratorio-de-cidades/
 

Sobre o ciclo

 

 

Os desafios da mobilidade urbana pós-pandemia é a série de webinars que está sendo realizada ao longo do mês de maio pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

O complexo ambiente da mobilidade urbana sofre e sofrerá relevantes consequências da pandemia. Compras por meio digital, trabalho remoto, medo de contaminação, crise econômica e uso acelerado de plataformas tecnológicas são algumas das circunstâncias que já estão impactando os sistemas de mobilidade urbana. 

A série conta com a participação de especialistas que pesquisam e atuam na área para debater, indicar rumos e alternativas para que o desenvolvimento das urbes seja mais sustentável, seguro e inclusivo. O ciclo é uma iniciativa do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório, coordenado por Sérgio Avelleda.