YouTube Space Rio

Alvaro Paes de Barros, diretor de conteúdo do YouTube no Brasil, dá detalhes sobre novo projeto
23/09/2015
Compartilhar:

Depois de consolidar instalações em Los Angeles, Nova York, Londres, Tóquio, Mumbai, Berlim e São Paulo, o YouTube Space agora se estabelece no Rio de Janeiro, no histórico Porto Maravilha.

O novo espaço, que terá mais de 2 mil metros quadrados, pretende funcionar como uma incubadora criativa, oferecendo ferramentas para a experimentação audiovisual, com o intuito de incentivar a economia colaborativa e o empreendedorismo. "Um dos objetivos do YouTube Space é criar e fomentar a comunidade criativa. Ter um espaço físico é fundamental para que isso aconteça. A escolha do Porto Maravilha fez sentido do ponto de vista de ocupação de espaço, já que o projeto de reurbanização/revitalização da área é incrível", conta Alvaro Paes de Barros, diretor de conteúdo do YouTube no Brasil. 

Até março deste ano, mais de 10 mil vídeos foram produzidos nos estúdios do YouTube Space mundo afora. "A plataforma é cada vez mais um destino de entretenimento, informação e conhecimento. O conteúdo postado está mais profissional, com a criação de uma nova geração de contadores de histórias, que crescem aproveitando o alcance, o engajamento com a audiência e a liberdade editorial da plataforma, a democratização do acesso e o empoderamento social", acrescenta Alvaro.

O Brasil está entre os cinco maiores mercados do YouTube, com mais de 70 milhões de espectadores. Quatro iniciativas cariocas estão entre os 10 maiores canais em termos de assinantes: Porta dos FundosParafernalhaVenomExtreme e Felipe Neto.

Inaugurado em 2014, o YouTube Space São Paulo recebeu mais de 1,6 mil criadores para workshops, eventos e criação de conteúdo. Segundo Alvaro, a expectativa com o espaço que está sendo construído no Rio é dar visibilidade à comunidade de criadores e estimular essa nova geração de talentos. A inauguração do YouTube Space Rio deve acontecer em 2016.