AGENDA | Ciclo 'Mobilidade: Paisagem urbana' 2017

13 de novembro de 2017
13/11/2017
Compartilhar:

Calçadas, ciclovias, ruas, avenidas, pontes, viadutos, corredores de ônibus, linhas férreas, monotrilhos, linhas expressas. As infraestruturas de mobilidade desenham a cidade e os caminhos pelos quais a conhecemos, desempenhando um papel fundamental na forma como os cidadãos se relacionam com seus espaços.

 

As obras e estruturas de mobilidade têm grande importância na paisagem urbana. Se, numa rua, abrimos mão das faixas de vagas para carros e ampliamos as calçadas sobre essa área, a paisagem e a cidade ali serão outras. Se fizermos obras para que o tráfego de carros e ônibus seja mais rápido numa avenida – como os BRTs e corredores de ônibus –, muitas vezes também criamos obstáculos lineares que separam a cidade em duas, como também costuma ocorrer com linhas de trem, em que a fratura territorial é impactante. Há casos extremos, como as marginais de São Paulo, que têm até 10 faixas de rolamento e permitem velocidades de até 90 quilômetros por hora: ali, a cidade ficou totalmente segregada da sua paisagem natural, o rio. No Rio de Janeiro, por outro lado, a demolição do longo viaduto Perimetral, que cortava o centro antigo, permitiu que a cidade se reconectasse com o seu porto na baía de Guanabara.

 

No último debate do Ciclo Mobilidade, reuniremos algumas pessoas que se dedicam ao assunto para discutirmos as diferentes opções de transporte, levando em conta a permanência ou a criação das estruturas e sua interferência na paisagem urbana. 

 

São palestrantes convidados José Armênio de Brito Cruz, presidente da SP Urbanismo, Hannah Arcuschin, coordenadora de desenho urbano e mobilidade da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, Washington Fajardo, ex-presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e Luiz Antônio Cortez Ferreira, gerente de Planejamento, Integração e Viabilidade de Transportes Metropolitanos. O debate terá mediação da Beatriz Vanzolini, arquiteta e urbanista coordenadora de projetos do Instituto Urbem, do professor da EAESP FGV e coordenador do Grupo de Economia da Infraestrutura e Soluções Ambientais, Gesner Oliveira, e de Tomas Alvim, cofundador do Arq.Futuro.

 

Este é o 4º e último debate sobre o tema a ser realizado em 2017. Os anteriores trataram de temas como  “Mobilidade Urbana e o Futuro das Cidades”, “Big Data, Tecnologia e Infraestrutura urbana” e “Marco Regulatórios, PPPs e Concessões”. 

 

*Realizado no auditório da FGV Berrini, o local está a apenas 8 minutos a pé da estação Berrini da CPTM. Convidamos todos a usarem o transporte público para ir ao evento e, no caminho, refletirem sobre como as infraestruturas de transporte à beira do rio Pinheiros – as vias expressas da marginal, a linha férrea da CPTM e a ciclovia – permitem ou inibem o contato dos cidadãos com a paisagem urbana.

 

INFORMAÇÕES:

 

Ciclo de Mobilidade | Paisagem Urbana

Local: FGV Berrini - Av. das Nações Unidas, 12.495 - Anexo 1 - 2º andar

Data: 13/11 (segunda-feira)

Horário: 10h às 12h

Gratuito. Vagas Limitadas.

 

Palestrantes convidados:

 

- Hannah Arcuschin: Arquiteta e urbanista, é coordenadora de desenho urbano e mobilidade da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito e é membro da atual gestão do IAB/SP. Entre 2013 e 2015, foi assessora do gabinete na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo.

 

- José Armênio de Brito Cruz: Presidente da SP Urbanismo. É professor na Escola da Cidade e foi presidente do IABsp.

 

- Washington Fajardo: Ex-presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade é sócio-proprietário da Desenho Brasileiro, fundador da WAU Agência Urbana. Também é articulista dos jornais O Globo e El País Brasil.

 

- Luiz Antônio Cortez Ferreira: Gerente de Planejamento, Integração e Viabilidade de Transportes Metropolitanos.  Arquiteto e urbanista, é especialista em planejamento de transportes e em gestão ambiental.