AGENDA | Live de lançamento do Pacto pelas cidades justas

24/06/2020
Compartilhar:

Live de Lançamento do Pacto pelas Cidades Justas
 

30/06/2020 | 17h às 18h30
 

https://www.facebook.com/cidadesjustas/

 

O Pacto pelas Cidades Justas é uma articulação de diversas organizações da sociedade civil com o objetivo de propor intervenções urbanas e políticas sociais capazes de reduzir desigualdades por meio de práticas de governança compartilhada com o poder público e as comunidades locais. É a marca do esforço da sociedade civil pela transformação desses territórios. Para além do lançamento dessa plataforma, o debate busca discutir o desafio representado por uma agenda de transformação integrada em territórios de alta vulnerabilidade social, além de como essa iniciativa tem sido protagonizada por diferentes organizações nas diversas periferias de São Paulo.

Ao longo dos debates serão abordados temas como a priorização da agenda pública em áreas de alta vulnerabilidade social, a gestão democrática na escala local, a governança compartilhada, a integração de políticas públicas em territórios periféricos e o potencial de intervenções urbanísticas como meio de enfrentar desigualdades socioespaciais.

 

Programação

 

17h-17h20
O Pacto e seus principais conceitos

 

1. Evaniza Rodrigues [UNMP]: Apresentação do tema, dos convidados e da dinâmica

2. Tomas Alvim [Arq.Futuro]: Pacto pelas Cidades Justas: motivação e objetivos

3. Mariana Almeida [Fundação Tide Setubal]: Integração de políticas públicas em territórios periféricos: os instrumentos de planejamento da cidade como problema e solução para a superação das desigualdades (Termo de Doação).

4. Fernando Tulio [IAB-SP]: Urbanismo social, intervenções urbanas e o enfrentamento das desigualdades

 

17h20-17h45
Pacto e iniciativas - Projetos e desafios do Pacto

 

1. Mediação: Evaniza Rodrigues [UNMP]

2. Antônio Eleison Leite [Ação Educativa]: Os desafios da priorização da agenda pública em áreas de alta vulnerabilidade social e o projeto Cidade Solidária.

3.  Mariana Chiesa [Manesco]: Novos modelos de governança compartilhada

4. Perguntas com participação do público

 

17h45 – 18h30
Vozes dos Territórios - Projetos e iniciativas afins ao Pacto

 

1. Mediação: Evaniza Rodrigues [UNMP]

2. Antônia Cleide Alves [Unas-Heliópolis]: gestão democrática na escala local: a experiência do Bairro Educador em Heliópolis

3. Carmem Silva [MSTC]: organização e oferta de serviços públicos

4. Donizete Fernandes (liderança Pinheirinho): gestão democrática na escala local e a relevância do projeto de urbanismo social para o território

5. Perguntas com participação do público

 

Palestrantes

 

Evaniza Rodrigues [UNMP]

Possui graduação em Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atua nos movimentos populares de moradia. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: direito a moradia, autogestão na habitação, direito a cidade, participação social e produção social da moradia. Foi consultora de dirigente da Caixa Econômica Federal e chefe de gabinete da Secretaria de Programas Urbanos do Ministério das Cidades.

 

Mariana Chiesa [Manesco]

Mestre e doutora em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da USP, foi chefe de gabinete da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Município de São Paulo, é sócia da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques sociedade de advogados, coordenando a área de parcerias de impacto social e regulação urbana e é Vice-presidente da Comissão de Urbanismo da OAB/SP.

 

Tomas Alvim [Arq.Futuro]

Editor, cofundador da BEĨ Editora, do Arq.Futuro e do Por Quê. Coordenador do Laboratório de Cidades Arq.Futuro do Insper.

 

Fernando Tulio [IAB-SP]

Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo, gestão premiada em 2019 pela APCA na categoria Arquitetura. Integrante da comitiva brasileira de 2020 para o Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância de Harvard. Graduado pela FAU–USP, mestre em políticas públicas pela FGV e doutorando pela FAU–USP.

 

Antonio Eleilson Leite [Ação Educativa]

Eleilson Leite é coordenador de cultura da ONG Ação Educativa. Tem graduação em história e mestrado em Estudos Culturais, ambos pela USP. É editor, programador e produtor cultural.

 

Mariana Almeida [Fundação Tide Setubal]

Doutora em Economia do Desenvolvimento pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Exerceu diversos cargos públicos relacionados à área de planejamento e orçamento e implementação de políticas sociais. Atualmente é superintendente da Fundação Tide Setubal e professora do Insper no Programa Avançado em Gestão Pública.

 

Carmen Silva [MSTC]

Líder do Movimento Sem-Teto do Centro – MSTC e filiada à Frente Luta por Moradia – FLM, atua em São Paulo na luta por moradia digna para todos. Atuou no filme “Era o Hotel Cambridge” e foi premiada como melhor atriz na 8ª edição Festival Internacional de Cinema da Fronteira, em Bagé.

 

Antônia Cleide Alves [Unas – Heliópolis]

Faz parte das 153 primeiras famílias que chegaram à Heliópolis no ano de 1971. Desde os 17 anos de idade, luta por melhores condições de vida aos moradores da região. "Eu não achava justo morar em barraco”, ressalta, ao falar sobre sua trajetória. Integrante da comissão de moradores que deu origem a Unas, Cleide trabalhou como metalúrgica. Em 1992, passou a trabalhar em projetos sociais da associação, da qual chegou à presidência em 2013.. Atualmente, está em seu segundo mandato.

 

Donizete Fernandes [liderança Pinheirinho]

Membro da Coordenação Estadual da UMM-SP (União dos Movimentos de Moradia São Paulo). Coordenador do Movimento de Moradia da Zona Oeste e Noroeste de São Paulo.

 

http://cidadesjustas.org.br/live-de-lancamento