Deca | Concurso 'Estudos de um Banheiro'

16/09/2015
Compartilhar:

O estudante de arquitetura Maycon Rosa, de 27 anos, venceu a 20ª edição do Concurso Deca Estudos de um Banheiro, realizado em 2015, na categoria "moradia popular". 

O estudante idealizou um banheiro para o Conjunto Habitacional de Heliópolis - Gleba G, na zona sul de São Paulo. "Preferi buscar uma referência real, um objeto de estudo que me permitisse pensar um projeto possível e realizável", afirma. Durante o concurso, o estudante contou com a orientação de Miguel Cesar Costa, coordenador do curso de arquitetura da Universidade Anhanguera, em Santo André. 

Formado em design de interiores, Maycon privilegiou revestimentos de baixo custo e apostou nas cores azul, amarelo e laranja para o projeto, lembrando as torres coloridas do conjunto habitacional que se tornou uma referência na capital paulista. 

"A tendência é desmistificar o banheiro. Se a antiga sala de banho era vista apenas como uma área íntima, agora precisamos pensar o banheiro como um cômodo mais integrado à casa, ampliando acesso e uso. Precisamos ver o banheiro como uma parte importante do cotidiano. E justamente por isso é importante que seja um espaço confortável e sustentável", diz. 

Realizado pela Deca há 20 anos, o concurso pretende abrir espaço para novos talentos do mercado de arquitetura e design de interiores, valorizando soluções sustentáveis e acessibilidade. Na última edição, a comissão julgadora contou com os arquitetos Ana Maria Bogar, Antonio Ferreira Jr., Fátima Barnabé e Flávio Butti, além da jornalista Cristina Bava e do editor Tomas Alvim, cofundador do Arq.Futuro