7/10/2021 - 16h00
WEBINAR | Raízes e permanência do conflito: a metrópole em foco
Em cidades com mercado imobiliário em forte expansão, onde, ao mesmo tempo, é possível encontrar instrumentos consolidados de proteção ao amplo acervo edificado de importância cultural, torna-se necessário – e sobretudo urgente – discutir os meandros dessa relação quase sempre conturbada. Afinal, é possível pavimentar vias para o estabelecimento de um diálogo entre lados assim, aparentemente inconciliáveis?
Partindo do pressuposto de que essa seja, de fato, uma construção possível e mesmo desejável, o Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, por meio do Núcleo Cidade e Regulação, promove no mês de outubro o primeiro ciclo de webinários Produção Imobiliária e Patrimônio Arquitetônico, com a participação de representantes de alguns dos setores envolvidos e a apresentação de estudos de casos emblemáticos que evidenciem proposições concretas capazes de aproximar diferentes visões da ocupação dos espaços urbanos.
Neste primeiro encontro, a discussão concentrou em torno da natureza do enfrentamento entre o mercado da construção e a memória urbana, a partir de uma perspectiva histórica e dentro de uma visão contemporânea.
Recebemos Alex Allard, com o caso da Cidade Matarazzo, antigo hospital transformado em um complexo multiuso na região da Avenida Paulista, e Samuel Kruchin, apresentando o Sítio do Capão, histórica residência de Regente Feijó incorporada em um projeto de transformação urbana, ambos na cidade de São Paulo. A mediação foi realizada por Eneida de Almeida, representante do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo e professora da Universidade São Judas, e por Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.
Produção Imobiliária e Patrimônio Arquitetônico
Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=SBBD6w2hKV4